Terremoto de 7 graus de magnitude atinge Papua-Nova Guiné

Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico chegou a comunicar alerta de tsunami, mas depois informou que risco havia passado. Não há relatos iniciais de vítimas

Byron Kaye e Shubham Kalia, da Reuters
17 de julho de 2020 às 02:13 | Atualizado 17 de julho de 2020 às 06:19
Epicentro de terremoto de 7 graus registrado na Papua-Nova Guiné
Foto: USGS


Um alerta para "ondas de tsunami perigosas" foi emitido para regiões costeiras a 300 km de Wau, no nordeste da Papua-Nova Guiné, depois que um terremoto de magnitude 7,0 graus atingiu a região, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos EUA.

O terremoto ocorreu às 12h50, horário local, a uma profundidade de 85 km (52 milhas), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), e atingiu o mar a 18 km (11 milhas) a leste-sudeste de Wau.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu inicialmente um alerta de tsunami, mas disse que cerca de uma hora depois o perigo havia passado.

Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos causados pelo terremoto, que foi registrado inicialmente em 7,3, mas posteriormente ajustado, e o Centro Nacional de Desastres do país se recusou a comentar a ocorrência inicialmente.

A cidade de Wau tem cerca de 5.000 habitantes e se localiza cerca de 150 quilômetros a sudoeste da segunda maior cidade do país, Lae, com cerca de 100.000 habitantes.

Uma pessoa que atendeu o telefone no Lae City Hotel disse que sentiu o terremoto, mas não houve danos materiais.

"É normal, o terremoto aqui. A equipe está bem. Eles apenas continuaram", disse a pessoa.