Séries Originais revela a história da mulher que o Vaticano tentou esconder

"Eles foram próximos por mais de três décadas. Ainda assim, seu papel na vida de um dos homens mais famosos da história permanece oculto", diz pesquisadora

Da CNN
24 de julho de 2020 às 05:00
Papa João Paulo II e Anna-Teresa Tymieniecka
Foto: 'From the estate of Anna-Teresa Tymieniecka'

O Séries Originais deste domingo (26) apresenta um documentário, exibido pela primeira vez no Brasil, sobre o segredo do Papa João Paulo II.

Durante mais de 30 anos, o Santo Padre manteve com a filósofa Anna Theresa Tyminiecka uma amizade que o Vaticano se esforçou em esconder.

"Eles foram próximos por mais de três décadas. Ainda assim, seu papel na vida de um dos homens mais famosos da história permanece oculto", diz Marsha Malinowski, presidente da Fine Books & Manuscripts. Marsha foi quem descobriu pela primeira vez as centenas de cartas trocadas entre o papa e a filósofa.

O padre polonês Karol Wojtyla, que ganhou o título de João Paulo II ao ser eleito em conclave, comandou a Igreja Católica entre outubro de 1978 e a sua morte, em abril de 2005. O Séries Originais vai ao ar na CNN todo domingo, a partir das 19h.

O ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo dá entrevista à CNN e confessa que chegou a temer pela realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Foto: Reprodução/CNN

O programa desta semana exibe também o terceiro episódio da série Além das quatro linhas. Com o título O legado da Copa, o episódio vai tratar dos bastidores do mundial de futebol de 2014, que foi disputado no Brasil.

O documentário revela que autoridades temiam que o evento fosse cancelado em meio aos protestos de junho de 2013 e problemas de planejamento. "Eu sei que eu liguei para a presidente Dilma [Rousseff], ainda muito tarde da noite e disse: olha, a Copa subiu no telhado", afirmou o ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo.

No episódio, mais revelações sobre o Fifagate, o maior escândalo de corrupção da história do futebol, e novos trechos da entrevista com Ricardo Teixeira. O ex-presidente da CBF faz duras críticas a Bill Clinton e ao FBI.

Cena do primeiro episódio da série Brasil: Terra de Quem?, da CNN Brasil
Foto: Reprodução/CNN

O programa deste domingo traz ainda a estreia da série inédita Terra de quem?, que mostra a disputa por territórios no Brasil. A reportagem foi ao Maranhão, estado onde mais se matam indígenas no Brasil.

Assista e leia também:

Alexandre Garcia e Sidney Rezende estreiam na CNN dia 27; veja chamada

CNN é canal 577 nas maiores operadoras; veja lista completa

A série traz, com exclusividade, a entrevista de Laércio Guajajara, sobrevivente de um dos confrontos que chocaram o mundo, e o trabalho dos moradores da terra indígena Arariboia. Chamados de Guardiões da Floresta, os indígenas impedem invasões e atuam para proteger a Amazônia do desmatamento.

(Edição: Bernardo Barbosa)