Furacão Isaias se aproxima da Flórida


Fabrício Julião*
31 de julho de 2020 às 07:55 | Atualizado 31 de julho de 2020 às 08:52

O furacão Isaias deve atingir a Flórida, nos próximos dias, depois de ter passado por Porto Rico nessa quinta-feira (30) –ainda classificado como tempestade tropical. De acordo com o National Hurricane Center (NHC). Ele está indo em direção a noroeste a cerca de 128 Km/h, podendo aumentar a velocidade para 160 Km/h.

Ainda como tempestade tropical, Isaias atingiu Porto Rico nessa quinta-feira (30). Entre 300 e 400 mil pessoas ficaram sem energia na ilha, informou o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia de San Juan, Gabriel Lojero. O local também teve ruas e vias alagadas após o temporal. 

A meteorologista Alisson Chinchar disse à CNN que a grande questão é saber onde Isaias chegará. O último relatório do National Hurricane Center, o furacão deve atingir o Bahamas nesta sexta-feira (31), sendo esperadas fortes pancadas de chuvas. 

Além de Bahamas, República Dominicana, o norte do Haiti e Turks e Caicos estão em alerta para o furacão. 

O leste da Flórida deve ser atingido no fim de semana. O estado fechou alguns lugares de testagem do Covid-19,na quinta-feira (30), em antecipação ao temporal. Neste mesmo dia foram registrados 9.956 novos casos de Covid-19 no estado – o segundo mais afetado pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. 

A intensidade de Isaias nos EUA ainda é incerta, de acordo com os modelos de previsão. Estimativas mostram que o furacão pode chegar à Flórida com fraca impetuosidade, enquanto outras indicam que ele pode avançar com forte potência e chegar até os estados da Carolina do Norte e a Carolina do Sul.

          Leia também:

Ciclone, tufão, furacão, tempestade: a diferença entre esses fenômenos naturais

Furacão Isaias se aproxima da Flórida

Furacão Isaias se aproxima da Flórida

Foto: Reprodução - 31.jul.2020 / Reuters

 

(*Estagiário sob supervisão de Sinara Peixoto)