A perspectiva é que Joe Biden vença a eleição, avalia professor

O professor de relações internacionais Gunther Rudzit analisou corrida presidencial dos Estados Unidos

Da CNN, em São Paulo
12 de agosto de 2020 às 23:55

O professor de relações internacionais Gunther Rudzit falou em entrevista à CNN nesta quarta-feira (12) sobre a eleição presidencial nos Estados Unidos -- marcada para 3 de novembro. 

Para ele, com a entrada da senadora Kamala Harris como vice-presidente na chapa do democrata Joe Biden, a perspectiva é de vitória de Biden. Segundo Rudzit, alguns institutos apontam, inclusive, 90% de chance de o democrata derrotar o atual presidente americano Donald Trump.

"Eu vejo a escolha dela [Kamala] muito mais como uma forma de assegurar que os democratas votem mesmo (o voto no país não é obrigatório)", avaliou.

O professor acredita também que a nomeação de Kamala para compor a chapa do ex-vice-presidente Biden pode consolidar o voto feminino.

Assista e leia também:

Kamala Harris injeta energia na campanha de Biden

Kamala estreia como vice de Biden e diz que Trump 'não está à altura do cargo'

Por que Kamala Harris venceu a corrida para a vice-presidência

Joe Biden ao lado de sua companheira de chapa, a senadora Kamala Harris
Foto: Reprodução/Twitter @joebiden (11.ago.2020)

"É para garantir a base e a mobilização dessa base democrática, que não foi mobilizada na eleição que a Hillary [Clinton, em 2016] perdeu", disse.

A campanha de Trump passou a atacar após a senadora ser escolhida vice de Biden. Rudzit enxerga que o comportamento visa unir a base republicana.

"Trump vem radicalizando para justamente tentar solidificar a base e mobilizar, talvez, republicanos que estejam com uma certa dúvida em ir votar nele para reeleição”, falou. “[Ele] vai abrir com tudo que puder, principalmente porque ela vai ser uma adversária forte nos debates e nos comícios", concluiu.

(Edição de Diego Freire)