Reino Unido impõe quarentena obrigatória para turistas da França e mais 5 países

Visitantes da Holanda, Malta, Mônaco, Aruba e das ilhas Turks e Caicos também terão de cumprir isolamento de 14 dias ao chegar no país

Fabricio Julião*, da CNN, em São Paulo
14 de agosto de 2020 às 11:01
Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra aglomerações no bairro do Soho, em Londres, após reabertura de pubs
Foto: Twitter/ Reprodução

O Reino Unido anunciou novas imposições de quarentena para visitantes da França, Holanda, Malta, Mônaco, Aruba e das ilhas Turks e Caicos. De acordo com o secretário de transportes Grant Shapps, qualquer pessoa que chegar destes lugares, a partir das 4h deste sábado (15/08), deverá se isolar por 14 dias. 

"Os dados mostram que precisamos remover França, Holanda, Mônaco, Malta, Turks e Caicos e Aruba da nossa lista de países sem restrições para manter as taxas de infecção baixas. Se você chegar ao Reino Unido depois das 04:00 de sábado a partir desses destinos, precisará se auto-isolar por 14 dias", disse o secretário.

Leia mais:
Reino Unido adia fase de suspensão da quarentena por alta de casos de Covid-19
Reino Unido registra maior número de casos diários de Covid-19 desde junho

A França não escondeu a insatisfação com a medida e prometeu anunciar ações semelhantes com o Reino Unido.

"A França lamenta a decisão do Reino Unido e aplicará medidas de reciprocidade em relação aos transportes", afirmou o secretário francês de Transportes, Jean-Baptiste Djebbari. "Eu disse a Grant Shapps nosso desejo de harmonizar os protocolos de saúde para garantir um alto nível de proteção em ambos os lados do Canal", completou.

O Reino Unido possui 315.600 casos de Covid-19 e 46.791 mortes em decorrência da doença, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. 

(*Sob supervisão de Julyanne Jucá)