Biden quer indicação à Suprema Corte após as eleições; Trump defende Amy Barrett

"O povo americano tem o direito de dizer quem deve ser o juiz da Suprema Corte", diz o democrata; "Fui eleito para quatro anos e não para três", rebate Trump

Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
29 de setembro de 2020 às 22:33 | Atualizado 30 de setembro de 2020 às 02:01

O primeiro debate entre os dois candidatos a presidente dos Estados Unidos começou com o tema "Suprema Corte". O candidato democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden, criticou Donald Trump por ter indicado Amy Barrett para o tribunal durante um processo eleitoral.

"O povo americano tem o direito de dizer quem deve ser o juiz da Suprema Corte e eles não vão poder ter essa chance, porque nós já estamos no meio de uma eleição. Dezenas de pessoas já votaram. E nós deveríamos esperar", disse Biden.

Assista e leia também:

Trump diz que lei lhe permitiu pagar 'menos imposto possível'; Biden ironiza

O que é o Obamacare e por que a regra opõe Biden e Trump

Os 6 grandes temas do debate desta noite entre Trump e Biden

Quem é Amy Coney Barrett, juíza indicada por Trump à Suprema Corte dos EUA

O postulante democrata afirmou que o republicano pretende acelerar a escolha de Barrett para a vaga da juíza Ruth Bader Ginsburg, morta neste mês, para influenciar a decisão da Suprema Corte a respeito dos programas de saúde adotados na gestão do ex-presidente Barack Obama.

Segundo Biden, a posição de Trump e da indicada Amy Barrett favorece os planos de saúde.

Em sua réplica, Donald Trump argumentou que seu mandato ainda está em vigor e, portanto, tem o direito de fazer a escolha. Para o presidente, a chancela popular que necessita para a indicação é a que obteve nas eleições de 2016.

"Eu não fui eleito para um mandato de três anos. Eu fui eleito para um mandato de quatro anos", argumentou Trump, que iniciou uma discussão ideológica. Ele afirmou que os democratas possuem uma plataforma "socialista". Biden criticou essa alegação dizendo que neste momento ele e o seu pensamento político são o Partido Democrata.

O tema foi o escolhido pelo mediador do debate, Chris Wallace da Fox News, para abrir o primeiro encontro entre Biden e Trump.