Trump e Biden farão sabatinas concorrentes após o cancelamento de debate

Marcado para as 20h no horário de Miami, o evento republicano vai competir com uma sabatina na rede ABC com o candidato democrata à presidência, Joe Biden

Betsy Klein, da CNN
14 de outubro de 2020 às 10:02 | Atualizado 15 de outubro de 2020 às 14:36

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai participar de uma sabatina pública do tipo town hall com a NBC News na noite de quinta-feira (15), segundo anunciou a rede de televisão norte-americana.

Marcado para as 20h no horário de Miami (21h no Brasil), o evento vai competir com uma sabatina na rede ABC com o candidato democrata à presidência, Joe Biden. Trump e Biden deveriam participar do segundo debate presidencial nessa mesma noite. No entanto, o evento acabou sendo cancelado depois que Trump se opôs ao formato virtual anunciado pela Comissão de Debates Presidenciais por causa do diagnóstico positivo para coronavírus do presidente.

Leia mais:
Como funcionam as pesquisas eleitorais nos Estados Unidos
Recebo mais cartas de ódio que meu marido, diz segunda-dama da Pensilvânia

Os candidatos democrata, Joe Biden, e republicano, Donald Trump, à presidência dos EUA
Foto: Kevin Lamarque - 20.ago.2020 / Reuters; Tom Brenner - 17.set.2020 / Reuters

“O evento está programado para acontecer ao ar livre e de acordo com as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde, também seguindo todas as regulamentações governamentais”, disse apresentadora Hoda Kotb no programa “Today”, da NBC, na quarta-feira (14).

O diretor clínico dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health), Clifford Lane, disse em um comunicado à NBC News que eles concluíram, por meio de uma análise de teste de PCR, “com alto grau de confiança” que Trump “não está espalhando vírus infeccioso”.

O evento será moderado por Savannah Guthrie, que se sentará a 3,5 metros do presidente. Os participantes deverão usar máscaras.

A decisão de Trump na semana passada de desistir do segundo debate levou Biden e a rede ABC a anunciar rapidamente os planos de fazer uma sabatina pública. Logo depois, a equipe de Trump entrou em negociações com a NBC sobre um evento semelhante – com a condição de que Trump tivesse testes negativos para o coronavírus.

Em todas as pesquisas nacionais, Trump está atrás ou empata com Biden em estados decisivos (os chamados “estados- pêndulos”), e precisa mais de uma plataforma nacional na qual possa apresentar seus planos aos eleitores faltando menos de três semanas para o dia da eleição.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).