Saiba como assistir ao último debate entre Trump e Biden

Encontro será transmitido pela CNN Brasil, com tradução simultânea, e será dividido em seis blocos temáticos, cada um com 15 minutos de duração

Da CNN, em São Paulo*
20 de outubro de 2020 às 21:29 | Atualizado 23 de outubro de 2020 às 00:31

Os dois principais candidatos a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden, voltam a se encontrar nesta quinta-feira (22) para o segundo e último debate das eleições presidenciais de 2020 no país.

A CNN Brasil transmite o encontro entre Trump e Biden pela TV, site, YouTube, Facebook e Twitter, com tradução simultânea. A partir das 21h, horário de Brasília, o analista de internacional da CNN Lourival Sant'Anna traz as últimas informações sobre as eleições americanas. O programa tem o comando de Rafael Colombo. O debate começa às 22h.

O debate entre os candidatos começa às 22h em Nashville, no Tennessee, e tem duração prevista de uma hora e meia. O encontro será dividido em seis blocos temáticos, com 15 minutos cada.

A mediadora do debate será a jornalista Kristen Welker, da rede americana NBC. Nos Estados Unidos, os debates não são organizados diretamente pelas emissoras de televisão, como no Brasil, mas sim pela Comissão de Debates Presidenciais (CDP), criada especialmente para esse fim.

A eleição presidencial dos Estados Unidos acontece no próximo dia 3 de novembro, mas já está sendo permitida a votação antecipada.

A CDP previa inicialmente que o atual presidente Donald Trump, que concorre à reeleição pelo Partido Republicano, e o ex-vice-presidente Joe Biden, candidato pelo Partido Democrata, se encontrassem em três oportunidades.

Assista e leia também:

A eleição nos EUA tem segundo turno? E se houver um empate? Entenda o formato
EUA têm recorde de votação antecipada, com 30 milhões de votos
Debate EUA: Microfones de Biden e Trump serão desligados enquanto o outro falar

O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden durante primeiro debate presidencial nos EUA
Foto: Reprodução/CNN (29.set.2020)

No entanto, esse número caiu para dois debates depois que o encontro que estava previsto para o último dia 15 foi adiado por falta de acordo entre os candidatos.

Diante do diagnóstico positivo de Trump para Covid-19, Biden recusou o debate presidencial. A CDP chegou a transformar o evento em um debate online, mas aí foi o republicano que se negou a participar.

A comissão também organizou um debate entre os candidatos a vice-presidente das duas chapas, no dia 7 deste mês. Participaram Mike Pence, atual vice e concorrente na chapa de Trump, e a senadora Kamala Harris, que disputa a eleição ao lado de Joe Biden.

Temas

Os seis temas escolhidos para serem debatidos entre Donald Trump e Joe Biden são "Combatendo a Covid-19", "As famílias americanas", "A campanha nos Estados Unidos", "Mudanças Climáticas", "Segurança Nacional" e "Liderança".

Os temas foram listados pela organização nesta ordem, o que não significa que esta também será a ordem colocada durante o programa.

Cada bloco acontecerá da seguinte forma. A moderadora Kristen Welker fará uma pergunta e os candidatos terão 2 minutos, sem interrupção, para respondê-la. Depois, inicia-se o formato do debate livre, com intervenções pontuais de Welker para aprofundar o tema.

Para este debate, a CDP adotou uma nova regra. Durante os 2 minutos de cada candidato, o microfone de seu adversário será desligado, para evitar interrupções. A regra foi decidida depois que o último debate foi marcado por interrupções sucessivas de Trump às falas de Joe Biden.

*Com informações de Dan Merica e Kate Sullivan, da CNN