Republicanos reduzem vantagem democrata na votação antecipada em quatro estados

Democratas têm vantagem até o momento; mas republicanos estão encostando nesses quatro estados-chave

Adam Levy, Ethan Cohen e Liz Stark, da CNN
30 de outubro de 2020 às 18:14 | Atualizado 30 de outubro de 2020 às 18:21
Eleitores aguardam em fila para votar na Flórida; estado tem 29 votos no Colégio Eleitoral dos EUA
Foto: Reuters


Em quatro estados-chave —Flórida, Carolina do Norte, Nevada e Iowa— os republicanos estão começando a estreitar a vantagem democrata na votação antecipada

Mais de 12 milhões de cédulas eleitorais foram depositadas nesses quatro estados, que podem ser cruciais para determinar quem será o próximo presidente. 

Leia também:

Como se tornar presidente dos Estados Unidos; veja passo a passo

Por que o principal dia das eleições nos EUA é sempre na terça-feira

A agenda dos candidatos reflete o foco nesses estados. O presidente Donald Trump e o ex-vice-presidente Joe Biden estavam ambos na Flórida na última quinta-feira (29), fazendo campanha pelos 29 votos no colégio eleitoral do estado. Mais tarde, Trump tinha uma viagem marcada para a Carolina do Norte, enquanto o vice-presidente Mike Pence tinha paradas em Iowa e Nevada. Biden deve ir à Iowa nesta sexta (30). 

Com quatro dias até 3 de novembro, aqui está um olhar mais profundo sobre quem já votou nesses estados-chave, com dados da Catalist, uma empresa que oferece dados, análises e outros serviços para democrata, acadêmicos e ONGs progressistas. 

Flórida

Trump venceu a Flórida por pouco mais de um ponto percentual no último ciclo.

Na última semana, cidadãos com menos de 30 anos aumentaram levemente sua parcela entre os eleitores antecipados, de 8% a 10%. Outras faixas etárias também tiveram pequenos aumentos, diminuindo a dominância de eleitores de 65 anos ou mais, que eram cerca de 45% dos eleitores antecipados há uma semana, mas agora são 39%. 

O eleitorado que vota antecipadamente na Flórida é um pouco mais diverso agora do que há quatro anos. Os eleitores hispânicos antes do Dia da Eleição foram de 14% a 16%, e negros foram de 12% a 13% agora. O voto branco caiu três pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2016. 

Os republicanos estão encolhendo a vantagem na votação antecipada. Os democratas atualmente estão vencendo por quatro pontos. Há uma semana, eram nove pontos. A vantagem do partido não prevê o resultado —mas pesquisas eleitorais nacionais mostram que muitos republicanos preferem a votação presencial no Dia da Eleição do que o voto antecipado. 

Carolina do Norte

Trump venceu no estado por mais de três pontos percentuais em 2016. 

A população jovem continua a votar em massa no local. Na semana passada, pessoas com menos de 30 anos eram cerca de 11% dos eleitores antecipados, agora são 12%. 

Democratas perderam um pouco da liderança no voto antes do Dia da Eleição. Na última semana, eles tinham uma vantagem de 12 pontos sobre os republicanos —atualmente, é de oito pontos. 

Racialmente, eleitores brancos são maioria nas cédulas já depositadas, com 72%, seguidos por eleitores negros, com 22%. Essa composição é quase idêntica ao eleitorado que participou da votação antecipada há quatro anos. 

Iowa

Iowa continua um estado competitivo neste ciclo, após Trump vencer por mais de nove pontos percentuais em 2016. O estado também tem uma corrida pelo Senado importante entre a republicana Joni Ernst e a democrata Theresa Greenfield.

Democratas continuam a depositar suas cédulas antecipadas em números bem maiores que republicanos, tal como em 2016. No momento, o partido (49%)  tem uma liderança de 17 pontos sobre os republicanos (32%). No entanto, os republicanos diminuíram a vantagem ao longo da última semana em quatro pontos. 

Filtrando por raça, o eleitorado atual na votação antecipada de Iowa é similar ao mesmo estágio em 2016, com eleitores brancos compondo a vasta maioria, em 94%. 

Iowa não teve uma grande mudança de idade como em outros estados. Eleitores com menos de 30 anos são 10% de todos os eleitores antecipados —um aumento de três pontos em relação a esse mesmo período há quatro anos. Eleitores de 30 a 64 anos cresceram cinco pontos, de 42% a 47% agora. Eleitores com mais de 65 anos compõem uma parcela ligeiramente menor do que no mesmo estágio há quatro anos. 

Nevada 

Nevada teve uma margem estreita de derrota para Trump há quatro anos, com cerca de dois pontos percentuais o separando da então candidata Hillary Clinton. 

O eleitorado antecipado do estado está mais jovem do que em relação à semana passada. 11% dos eleitores até o momento tem menos de 30 anos; na semana passada, eram apenas 9%. Eleitores com mais de 65 anos foram de 40% na semana passada a 35% agora. 

Cerca de dois terços das cédulas antecipadas de Nevada vem de eleitores brancos, o que é uma pequena diminuição em relação aos 70% registrados há quatro anos. Hispânicos são a segunda maior parcela, com 13%, ligeiro aumento em rellação a outra eleição. Eleitores negros e asiátivos também tiveram um aumento de um ponto percentual no voto antecipado.

Os republicanos estão diminuindo a margem de liderança democrata no voto antecipado. Na semana passada, democratas lideravam por 12 pontos. Com mais cédulas chegando do voto por correspondência, os democratas (42%) têm agora sete pontos de vantagem sobre os republicanos (35%). 

(Texto traduzido, leia o original em inglês)