Daniela Lima: Em 2020, eleitores buscaram menos tensão e mais previsibilidade

País teve índice significativo de eleições no primeiro turno em colégios eleitorais importantes, o que sinaliza que aposta em administrações mais previsíveis

Da CNN
16 de novembro de 2020 às 12:53

No quadro Em Off desta segunda-feira (16), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa os resultados das eleições municipais de 2020 e compara com os fenômenos vistos em anos anteriores.

“O tsunami que vimos em 2018, com a renovação recorde no Congresso, a eleição de diversos nomes considerados outsiders, não se repetiu, até aqui, na eleição municipal”, disse.

“Nas capital, o eleitor sinalizou a busca por nomes que já conhecia. Teve um índice significativo de eleições no primeiro turno em colégios eleitorais importantes. Isso mostra que pode haver um movimento do eleitor em busca de menos tensão, menos ineditismo. O eleitor apostando em administrações mais previsíveis”, completou.

Assista e leia também:
PT, PSDB, PSOL e DEM serão mais de 50% da Câmara de SP; veja bancadas
Eleições 2020: Veja quais são as 57 cidades onde haverá 2º turno
Conexão CNN: Votação em 2020 mostra recuperação de partidos tradicionais

Ela afirmou que, desde 2018, o país viveu momentos “muito acidentados” na política e deu como exemplo a situação do Rio de Janeiro, estado que teve o governador afastado e cujo vice também é alvo de investigações.

“Aparentemente, o eleitor foi mais cauteloso dessa vez. Buscou candidatos que ele, pelo menos, já sabe o que esperar. É uma aposta mais segura, digamos assim. Acho que muito por conta da quantidade de ‘acidentes’ que vimos de 2018 para cá.”

Quadro Em Off, com Daniela Lima, na CNN Rádio
Foto: CNN Brasil