Vulcão entra em erupção na Indonésia e obriga mais de 2,7 mil a buscar abrigo

País tem quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país; quatro deles estão no segundo nível mais alto do sistema de alertas

Nilufar Rizki, Angie Teo e Stanley Widianto, da Reuters
29 de novembro de 2020 às 11:28 | Atualizado 30 de novembro de 2020 às 18:35


 

O vulcão do Monte Ile Lewotolok em erupção na província de Nusa Tenggara, no leste da Indonésia, neste domingo (29), expelindo cinzas e fumaça a quatro quilômetros de altura e forçando mais de 2,7 mil habitantes a buscarem abrigo, informou a agência de mitigação de desastres do país.

A Indonésia tem quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país. Embora muitos tenham níveis de atividade altos, pode levar semanas ou até meses para que uma erupção aconteça.

O porta-voz da agência de mitigação de desastres, Radiya Jati, disse em comunicado que a erupção do vulcão Monte Ile Lewotolok, a cerca de 2,6 mil quilômetros da capital, Jacarta, gerou pânico na população que vive em seus arredores. Segundo Jati, cerca de 2.780 pessoas de 26 vilas foram obrigadas a buscar refúgio. Até o momento, não há registros de vítimas.

O vulcão do Monte Ile Lewotolok em erupção na província de Nusa Tenggara, no leste da Indonésia

Foto: MUHAMMAD ILHAM

Muhammad Ilham, um jovem de 17 anos que testemunhou a erupção, disse à Reuters que os moradores das proximidades estavam "em pânico, em busca de refúgio e precisando de dinheiro neste momento".

Leia também:

Tempestade nos EUA revela destroços de navio em praia da Flórida

Novo cargueiro sueco será a maior embarcação eólica do mundo

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia disse, em seu site, que a área próxima ao vulcão provavelmente será inundada por "nuvens quentes, avalanche de lava e gás tóxico".

O chefe da unidade, Kasbani, disse à Reuters que o status do vulcão foi elevado para o segundo nível mais alto no sistema de alertas, que tem quatro níveis, devido a "ameaças crescentes".

No momento, apenas outros três vulcões estão neste mesmo nível, disse o instituto. Entre eles, estão o vulcão de Merapi, na ilha de Java; e o vulcão de Sinabung, na ilha de Sumatra, que entrou em erupção neste mês.