Rei da Suécia diz que país falhou no combate à pandemia de Covid-19

País tem se destacado por evitar bloqueios e máscaras faciais, deixando escolas, restaurantes e empresas amplamente abertas

Da Reuters
17 de dezembro de 2020 às 18:27 | Atualizado 17 de dezembro de 2020 às 19:49


 

O rei da Suécia disse que seu país falhou no combate à Covid-19, em uma forte crítica às medidas adotadas contra a pandemia no país, que enfrenta um alto número de mortes, principalmente entre os idosos.

Carl XVI Gustaf, cujo filho e nora testaram positivo no mês passado, usou o especial anual da TV real de Natal para destacar o impacto crescente do vírus, em uma rara intervenção de um monarca.

A Suécia tem se destacado por evitar bloqueios e máscaras faciais, deixando escolas, restaurantes e empresas amplamente abertas e contando principalmente com distanciamento social voluntário e recomendações de higiene para diminuir a disseminação.

Leia também:

Com mais de 7 mil mortes por Covid-19, Suécia diz que não precisa de máscaras

Suécia registra maior número de mortes em 150 anos no primeiro semestre de 2020

Suécia poderia ter feito mais, diz chefe da agência de Saúde do país

Uma comissão oficial disse na terça-feira (15) que deficiências sistêmicas no atendimento aos idosos, juntamente com medidas inadequadas do governo e de agências, contribuíram para o número particularmente alto de mortes em lares de idosos na Suécia.

Rei da Suécia, Gustaf, e rainha Sílvia no castelo real

Rei da Suécia, Gustaf, e rainha Sílvia no castelo real, em Estocolmo

Foto: Pontus Lundahl/TT News Agency/Reuters

"Acredito que falhamos", disse o rei em um trecho do programa transmitido pela SVT na quarta-feira (16). O programa completo vai ao ar em 21 de dezembro. “Tivemos um grande número de mortes e isso é terrível. Isso é algo que nos traz sofrimento a todos”, completou.

A Suécia registrou mais de 7.800 mortes, uma taxa per capita muito maior do que seus vizinhos nórdicos, mas menor do que no Reino Unido, Itália, Espanha ou França, que optaram por lockdowns.

Destaques do CNN Brasil Business:

Strada, Tracker e elétrico da Audi: relembre carros lançados em 2020 no Brasil

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.088, mas valor pode ter que ser maior

Bitcoin e criptomoedas: entenda o que são e como investir

O rei de 74 anos não tem poder político formal e raramente comenta questões atuais e políticas, embora tenha se dirigido à nação para oferecer incentivo durante o surto.

Na primavera, a resposta do governo à pandemia foi amplamente apoiada pelos suecos, que prosseguiram normalmente enquanto a maior parte da Europa entrava no bloqueio.

Mas o número crescente de mortos - principalmente entre idosos residentes em lares de idosos - atraiu críticas crescentes.