Nova variante da Covid-19 chega à Irlanda do Norte

Autoridades de saúde da Irlanda recomendam as práticas de prevenção do início da pandemia como forma de combate ao vírus

Da CNN
23 de dezembro de 2020 às 20:29 | Atualizado 23 de dezembro de 2020 às 20:46
Variante do coronavírus foi identificado na Irlanda do Norte
Foto: Pixabay

A variante da Covid-19 recém-identificada, que está se espalhando por Londres e partes do sudeste da Inglaterra, foi detectada na Irlanda do Norte.

“Esta é, infelizmente, a confirmação que esperávamos”, disse o ministro da Saúde da Irlanda do Norte, Robin Swann, em comunicado nesta quarta-feira (23). “Todos nós temos que redobrar nossos esforços para impedir a propagação do vírus. Sabemos como fazer isso: reduzindo nossos contatos com outras pessoas, praticando o distanciamento social, lavando nossas mãos regularmente e cuidadosamente, e usando a máscara”, reforçou Shawnn

Leia e assista também:

Reino Unido diz que mutação do novo coronavírus está 'fora de controle'
Reino Unido retoma fechamento parcial contra cepa mais infecciosa do coronavírus
Mutações já detectadas não alteram eficácia de vacinas contra Covid-19

“Eu recomendaria a todos que revisassem seus planos para o Natal e optassem pela cautela. Só porque você pode fazer algo, não significa que você tem que fazer." acrescentou o ministro.

As autoridades de saúde da nação disseram que é “cada vez mais provável” que a nova variante tenha se estabelecido no Reino Unido e na Irlanda. “Embora a mutação do vírus não seja incomum, o potencial desta nova variação, de se espalhar rapidamente está causando sérias preocupações”, disse o médico-chefe da Irlanda do Norte, Dr. Michael McBride, de acordo com o comunicado. 

"Eu aconselharia o público a agir com base na premissa de que já a variação do vírus está bem estabelecido na Irlanda do Norte e que a pessoa que passa na rua sem máscara pode se infectar”, reforça McBride, enfatizando que as medidas de proteção devem ser as mesmas usadas desde o inicio da pandemia.