'Vacinas são quase um milagre', diz âncora da CNN Fareed Zakaria

Escritor e apresentador da CNN lançou o livro "Dez Lições para o Mundo Pós-Pandemia" e conversou com William Waack; confira a entrevista na íntegra

Da CNN, em São Paulo
21 de março de 2021 às 21:32

Escritor e apresentador do programa GPS da CNN, Fareed Zakaria está lançando o livro "Dez Lições para o Mundo Pós-Pandemia". Em entrevista à CNN Brasil, Zakaria avaliou que o que ficará para a história da pandemia da Covid-19 será o rápido e eficiente desenvolvimento das vacinas.

"Quando olharmos historicamente para a pandemia, o fato mais extraordinário será, sem dúvida nenhuma, o desenvolvimento das vacinas. Essa vacina foi desenvolvida em nove meses. Até agora temos cinco vacinas que foram aprovadas nos Estados Unidos e por países ocidentais, todas elas conduzidas com estudos clínicos que envolveram milhares de pessoas. E nenhuma pessoa que tomou a vacina foi hospitalizada por conta da Covid-19. Isso é um resultado impressionante, é como um milagre", celebrou o escritor. 

No livro, Fareed Zakaria também detalha a maneira como diferentes governos lidaram com a doença e qual o papel da ideologia nas políticas públicas de combate à Covid-19.

"O mais interessante foi observar como vários países agiram durante a pandemia. E perceber que não era o caso de todas as ditaduras estarem indo bem e as democracias indo mal. Os governos do sudeste asiático foram bem, e são governos muito pequenos, se olharmos para o tamanho da economia que controlam. O governo da Alemanha foi bem, e é um governo grande", compara.

O escritor e âncora da CNN Fareed Zakaria (16.mar.2021)
Foto: Reprodução/CNN

(Publicado por Daniel Fernandes)