Casos globais de Covid-19 aumentam pela 5ª semana consecutiva, diz OMS

Organização Mundial da Saúde relata índices preocupantes na Europa

Pore Naomi Thomas, da CNN
22 de março de 2021 às 23:29
Mulher usa máscara enquanto pedala em frente ao Parlamento inglês, em Londres
Mulher usa máscara enquanto pedala em frente ao Parlamento inglês, em Londres
Foto: David Cliff/NurPhoto/Getty Images

A líder técnica da Organização Mundial da Saúde para resposta ao coronavírus, Maria van Kerkhove, disse nesta segunda-feira (22) que os casos globais de Covid-19 aumentaram pela quinta semana consecutiva, e que a OMS está observando índices preocupantes na Europa. 

“Quatro de nossas cinco regiões da OMS estão vendo um aumento na transmissão”, disse ela em entrevista coletiva. “Esta é a quinta semana consecutiva em todo o mundo que vimos um aumento na transmissão. Na última semana, os casos aumentaram 8%” , disse. 

Houve um aumento de 12% na Europa, disse van Kerkhove, acrescentando que o dado é impulsionado por vários países da região e pela variante B.1.1.7, que está começando a circular em muitos países da parte oriental da Europa. 

Já a região do Sudeste Asiático registrou um aumento de 49% nos casos, em grande parte impulsionado pelo aumento na Índia e em vários outros países. A região oriental do Mediterrâneo teve um aumento de 8%. 

No Pacífico Ocidental houve o aumento de 29% de casos, em grande parte gerado pelo aumento nos casos nas Filipinas e em Papua-Nova Guiné. 

“As Américas e a África tiveram um ligeiro declínio nos últimos sete dias”, disse ela. “Mas, no geral, estamos vendo tendências crescentes e essas são tendências preocupantes.” 

Van Kerkhove disse que na Europa e em vários países há uma combinação de fatores associados ao aumento da transmissão, incluindo a pressão para que os países abram as fronteiras e as dificuldades com indivíduos e comunidades em cumprir medidas de controle comprovadas.

Texto traduzido, leia original em inglês aqui