Governo britânico proibirá viagens para fora do Reino Unido

Proibição de viagens faz parte de um conjunto de restrições que o governo publicou nesta segunda-feira (22)

Por Vasco Cotovio, da CNN
22 de março de 2021 às 22:14 | Atualizado 22 de março de 2021 às 22:17
Pessoas andando de máscara nas ruas
Pessoas andam de máscaras pelas ruas no Reino Unido
Foto: REUTERS/Hannah McKay

O governo britânico elaborou uma legislação que proíbe viagens para fora do Reino Unido, os infratores deverão pagar multa de quase R$ 46.000,00. A proibição de viagens faz parte de um conjunto de restrições que o governo do Reino Unido publicou nesta segunda-feira (22), ao definir um roteiro para sair do lockdown. As restrições entram em vigor no dia 29 de março. 

A lei diz que "ninguém pode, sem uma desculpa plausível, deixar a Inglaterra para viajar para um destino fora do Reino Unido, ou viajar para um ponto de embarque, com o propósito de viajar desse ponto para um destino fora do Reino Unido."

O documento indica que aqueles que tentarem viajar “sem uma desculpa plausível” receberão um aviso de multa fixa no valor de $ 6.932,40, o equivalente a quase R$ 46.000,00.

Essas restrições não se aplicam a viagens dentro da área comum, que inclui o resto do Reino Unido, as Ilhas do Canal, a Ilha de Man e a Irlanda.

Exceções à proibição se aplicam quando é “extremamente necessário” que uma pessoa trabalhe, estude, preste serviços de caridade, cumpra uma obrigação legal, venda ou alugue um imóvel ou para cuidar de menores, razões médicas ou familiares.

Texto traduzido. Leia original em inglês aqui