Funeral de Philip ocorre neste sábado; veja detalhes da cerimônia e convidados

De acordo com um porta-voz do Palácio de Buckingham, a cerimônia manterá as tradições de um funeral real

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo
17 de abril de 2021 às 07:54 | Atualizado 17 de abril de 2021 às 08:46

 

O funeral do príncipe Philip, que morreu no dia 9 de abril, aos 99 anos, acontece neste sábado (17) às 15h do horário local (11h do horário de Brasília), na Capela de St. George, em Windsor, a oeste de Londres. A pedido do príncipe, o evento não terá honras de funeral de Estado. Além disso, por conta da pandemia de Covid-19, apenas 30 pessoas vão comparecer à solenidade.

De acordo com um porta-voz do Palácio de Buckingham, a cerimônia manterá as tradições de um funeral real e "será uma celebração das relações militares do duque e de momentos da vida pessoal de Sua Alteza Real”.

Embora os preparativos para o funeral do príncipe estejam em andamento há muitos anos, foi nesta quinta-feira (15) que a cavalaria real e demais membros dos serviços da monarquia participaram de um ensaio da solenidade.

Cavalaria, segurança reforçada, banda e o Jaguar Land Rover, que passou por modificações a pedido do duque, além das inúmeras medalhas conquistadas fizeram parte do ensaio para o funeral.

Philip participa com Elizabeth II das celebrações do 90º aniversário da monarca
Philip participa com Elizabeth II das celebrações do 90º aniversário da monarca britânica
Foto: Arthur Edwards - 12.jun.2016/WPA Pool/Getty Images

Como será o funeral

Mais de 700 militares da Marinha Real — composto pela Royal Navy e pelos Royal Marines —, do Exército Britânico e da Força Aérea Real fornecerão apoio cerimonial.

Os príncipes William e Harry se reunirão para caminhar atrás do caixão do duque de Edimburgo com o pai, Charles, e outros membros da família real, como parte de uma procissão privada antes do funeral, no sábado.

Embora a rainha não participe da procissão antes da cerimônia religiosa, o príncipe Charles e sua irmã, a princesa Anne, seguirão o Land Rover especialmente modificado, que levará o caixão do duque até a capela. O trajeto deve demorar cerca de oito minutos.

Os irmãos de Charles, Edward e Andrew, participarão da procissão imediatamente atrás o irmão. William e Harry virão em seguida, mas estarão separados por seu primo Peter Philips. E atrás deles estarão os últimos membros da família, o marido de Anne, o vice-almirante Tim Laurence, e o conde de Snowdon, Antony Armstrong-Jones.

Membros da realeza que não estão envolvidos na procissão, como a duquesa da Cornualha e a duquesa de Cambridge, se juntarão à monarca de 94 anos para assistir ao desfile fúnebre do lado de fora, no átrio de entrada da capela. Isso também inclui parentes de sangue do duque, incluindo os sobrinhos-netos de Philip, o príncipe herdeiro de Baden e o príncipe de Hohenlohe-Langenburg.

O memorial de sábado será diferente de qualquer outro funeral real recente devido à pandemia do coronavírus. A congregação usará máscaras o tempo todo, disse o porta-voz do palácio.

De acordo com os desejos do duque, será uma cerimônia e não um evento oficial, e todos os preparativos serão realizados dentro do Castelo de Windsor, sem engajamento público, respeitando as medidas de distanciamento contra a Covid-19.

Rompendo com a tradição, os membros da família real não usarão uniformes militares, mas sim casacos matinais com medalhas ou trajes diurnos, acrescentou o porta-voz.

Durante a cerimônia, um coro cantará músicas selecionadas por Philip para a ocasião. Os participantes ficarão sentados, respeitando o distanciamento social. Uma ausência notável na cerimônia é a de cantos religiosos, atualmente proibido pelas diretrizes de saúde pública.

Após a cerimônia, o caixão será baixado na abóbada real abaixo da capela enquanto o coro canta o hino nacional.

Príncipe Philip acena para jornalistas ao deixar hospital em Londres
A pedido do príncipe, o evento não terá honras de funeral de Estado
Foto: Paul Hackett - 9.jun.2012/Reuters

Cronograma

8h (horário de Brasília) - Caixão deixa a capela do Castelo de Windsor e é colocado no hall interno.

10h15 - Militares começar a se perfilar no pátio do Castelo ao som de uma banda marcial.

10h40 - Caixão deixa o Castelo para o início do cortejo fúnebre. Caixão é levado na caçamba de uma Land Rover. Família real segue a pé.

10h53 - Caixão chega à Capela de São Jorge.

11h - Reino Unido observa um minuto de silêncio e, em seguida, tem início a cerimônia, que está prevista para durar 50 minutos.

Ao fim da cerimônia, a família real volta para o Castelo e não há mais nada previsto.

Convidados

Nesta quinta-feira, o Palácio de Buckingham revelou as 30 pessoas que formarão a congregação no funeral e a falta de dois nomes chamou a atenção: do primeiro-ministro Boris Johnson e da esposa do príncipe Harry, Meghan Markle.

Segundo o gabinete de Johnson, o primeiro-ministro não vai ao funeral para abrir espaço para integrantes da família real. Já Markle, grávida de seu segundo filho, não vai ao evento por recomendação médica.

Confira a lista com os 30 nomes:

1. Rainha

2. Príncipe de Gales

3. Duquesa da Cornualha

4. Duque de Cambridge

5. Duquesa de Cambridge

6. Duque de Sussex

7. Duque de York

8. Princesa Beatriz

9. Edoardo Mapelli Mozzi

10. Princesa Eugenie

11. Jack Brooksbank

12. Conde de Wessex

13. Condessa de Wessex

14. Lady Louise Windsor

15. Visconde Severn

16. Princesa Real

17. Vice-almirante Sir Timothy Laurence

18. Peter Phillips

19. Zara Phillips

20. Mike Tindall

21. Conde de Snowdon

22. Lady Sarah Chatto

23. Daniel Chatto

24. Duque de Gloucester

25. Duque de Kent

26. Princesa Alexandra

27. Bernhard, príncipe herdeiro de Baden

28. Príncipe Donato, landgrave de Hesse

29. Príncipe Philipp de Hohenlohe-Langenburg

30. Condessa Mountbatten da Birmânia