Mesmo vacinados, americanos mantêm máscaras em locais cheios por segurança

Ouvidos pela CNN, moradores de Nova York relataram seguir carregando as máscaras e as utilizando em espaços aglomerados, como no transporte público

Heloisa Villela, da CNN, em Nova York 
14 de maio de 2021 às 23:29 | Atualizado 14 de maio de 2021 às 23:33

Apesar de pessoas totalmente vacinadas estarem dispensadas do uso de máscaras nos Estados Unidos, muitos norte-americanos seguem utilizando a peça de proteção contra a Covid-19.

Pelas ruas de Nova York, a CNN Brasil verificou muitas pessoas ainda com o acessório. Ouvidos pela reportagem, alguns moradores da cidade justificaram uma postura de cautela, sobretudo em locais fechados e aglomerados, como no transporte público.

"Você não sabe quem está ao seu lado no vagão", relatou um novaiorquino. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou cuidado aos americanos ao abandonar o uso de máscaras de proteção facial. Diante de um ritmo acelerado de imunização, que já está disponível a todos os maiores de idade no país, o presidente Joe Biden autorizou a dispensa da máscara.

CNN verificou que o número de pessoas sem máscara é mais comum em locais com pouca circulação e ao ar livre, como parques. Transeuntes sem máscaras ouvidos pela reportagem também afirmam que optaram mesmo assim por carregar a proteção consigo, para o caso de sentirem a necessidade de colocá-la em algum lugar específico, onde a concentração de pessoas esteja mais intensa.

Fila no Kentucky Career Center de pessoas em busca de assistência com o auxílio-desemprego em Kentucky, EUA. 18/6/2020
Foto: REUTERS/Bryan Woolston