Vulcão entra em erupção na República Democrática do Congo e cidade é evacuada

Última grande erupção do Monte Nyiragongo, em 2002, matou 250 pessoas e desalojou milhares

da CNN*
22 de maio de 2021 às 21:59 | Atualizado 22 de maio de 2021 às 22:06
Fumaça e chamas de erupção vulcânica
Habitantes de Goma, na República Democrática do Congo, observam fumaça e chamas de erupção vulcânica
Foto: Djaffar Al Katanty/Reuters (22.mai.2021)

O Monte Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo, entrou em erupção neste sábado (22). Apesar da atividade vulcânica parecer ter diminuído no fim do dia, de acordo com o Observatório Vulcânico de Goma, a lava se aproxima do aeroporto local. 

O governo de Goma pediu para que os residentes deixem a cidade. A última grande erupção do vulcão, em 2002, matou 250 pessoas e deixou milhares desalojadas. 

O vulcanologista Honore Chiraba, do Observatório Vulcânico de Goma, disse à CNN que há duas fraturas no vulcão e que acompanha a atividade de perto junto do governador de Kivu do Norte, a província onde a cidade fica. 

Apesar da atividade parecer ter diminuído, as autoridades evacuarão Goma como precaução. "A lava está fluindo, mas não muito rapidamente", disse Chiraba. "Neste estágio, não acho que ninguém esteja ferido, mas não podemos ter certeza". 

Ele disse que a fronteira do país com a Ruanda está fechada. Uma fonte do governo disse mais cedo à CNN que a Ruanda monitora a erupção vulcânica e elabora um plano caso as pessoas comecem a cruzar a fronteira após a evacuação. 

Patrick Kakesa, da Organização Internacional de Segurança das ONGs (Inso) disse em nota às 23h (no horário local) que a lava parece estar fluindo em direção à fronteira de Ruanda. De acordo com o órgão erupção começou por volta das 18h. 

Um voo de reconhecimento feito por um helicóptero da ONU pareceu mostrar que a lava não estava indo em direção à cidade ou qualquer centro populoso, disse a missão de paz da ONU, chamada de Monusco, em nota. 

A população atual da região metropolitana de Goma é de 670 mil, de acordo com uma projeção da ONU. 

O vulcão, de 3.500 metros de altura, é um dos muitos perto da fronteira da RDC com a Ruanda e Uganda, uma região de floresta tropical e gorilas da montanha raros. 

Goma fica na ponta do Lago Kivu, na fronteira da República Democrática do Congo em Ruanda.

(*Com informações da CNN Internacional)