EUA aprovam pacote para competir com a China e buscam conter crise da imigração

Da CNN, em São Paulo
11 de junho de 2021 às 10:00

Mirando a competição com a China, os Estados Unidos aprovaram na última terça-feira (8) um projeto de lei que vai investir US$ 242 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, capacitação de mão-de-obra e incentivo para a indústria de semicondutores. A aprovação do projeto no Senado uniu democratas e republicanos, e passou com 68 votos favoráveis e 32 contrários. Agora, falta passar pela Câmara e pela sanção do presidente Joe Biden.

"A votação na terça foi expressiva, o que demonstra um apoio bipartidário do Congresso no que diz respeito a ações que sejam caracterizáveis como uma contrarresposta à ascensão da China", comentou o economista Otaviano Canuto, dos Estados Unidos, que falou ao novo episódio do CNN Mundo sobre essa que é tida como a mais ampla lei de política industrial do país.

Neste episódio do podcast, Lourival Sant’Anna também ouve o relato do jornalista Rodrigo Lins, de Nova York, especialista em migração. Lins comenta a primeira visita da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, à América Central. Harris tem assumido a dianteira quando o assunto é política migratória e foi criticada por pedir, na Guatemala, para que os imigrantes indocumentados não fossem aos Estados Unidos.

Ao longo do episódio, você ouve também informações sobre os alertas de desmatamento recorde na Amazônia, a participação do presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo e as acirradas eleições realizadas no Peru. 

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant'Anna, novos episódios toda sexta-feira
CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant'Anna, novos episódios toda sexta-feira
Foto: CNN Brasil