Kamala Harris convida senadoras americanas para jantar na residência oficial

É a primeira vez que a vice-presidente dos EUA recebe parlamentares no Observatório Naval

Jasmine Wright e Veronica Stracqualursi, da CNN
16 de junho de 2021 às 12:12 | Atualizado 16 de junho de 2021 às 12:17
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, brinda em jantar com senadoras
Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, brinda em jantar com senadoras
Foto: Reprodução/Twitter @senstabenow (15.jun.2021)

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, organizou um jantar privativo na noite desta terça-feira (15) para senadoras, uma exibição de bipartidarismo para um Congresso profundamente dividido.

Essa é a primeira vez, que se saiba, que Harris recebe parlamentares na residência oficial da vice-presidência, no Observatório Naval, desde que se mudou em abril. O processo foi atrasado devido a reformas

Como antecipado pela CNN, Harris convidou todas as 24 senadoras --16 democratas e oito republicanas.

"Que jantar maravilhoso das senadoras de ambos os partidos na residência da nossa VP", tweetou a senadora Debbie Stabenow, uma democrata do Michigan. Nas fotos compartilhadas por Stabenow, Harris é vista fazendo um brinde ao grupo no lugar dela, entre a senadora democrata Patty Murray e a senadora republicana Lisa Murkowski. 

As parlamentares jantaram dourado-do-mar assado e finalizaram a noite com croustade de morango e ruibarbo, acompanhado de sorvete de baunilha, segundo um menu compartilhado pela senadora republicana Deb Fischer, de Nebraska. 

A refeição foi servida com vinhos do estado-natal de Harris, a Califórnia. 

"Nossa vice-presidente fez bolinhos de queijo ela mesma! E eles estavam muito bons!", tweetou Stabenow. 

Depois, a senadora republicana Marsha Blackburn, do Tennessee, disse ao canal Fox News que Harris foi uma anfitriã graciosa e que o jantar foi um "evento amável", acrescentando que "não foi uma discussão política". 

"Mas se ela tivesse levantado o assunto, eu teria amado dizer, 'madame vice-presidente, a senhora precisa ir até a fronteira. Você precisa falar com a patrulha da fornteira'", disse Blackburn na noite de terça em entrevista ao apresentador Sean Hannity. 

Questionada se não houve mesmo nenhuma discussão política, Blackburn disse ter sido uma "noite de construção de relacionamentos".

Blackburn afirmou que o jantar é um evento bipartidário anual para as mulheres do Senado, mas que a reunião do ano passado foi cancelada por causa da Covid-19. 

Harris é uma ex-senadora da Califórnia -- a única parlamentar negra da Casa durante o mandato dela--, antes de ser escolhida como companheira de chapa de Joe Biden na eleição de 2020. Agora como vice-presidente, Harris volta ao Senado para ter o voto de Minerva, e o presidente a encarregou de liderar os esforços da administração sobre direitos eleitorais. O Senado também está articulando as prioridades do presidente, incluindo um pacote de infraestrutura.

Harris voltou recentemente da primeira viagem internacional dela como vice, à Guatemala e ao México, onde buscou uma estratégia para conter a migração vinda do Triângulo Norte.

As senadoras participantes incluem Tammy Baldwin, Marsha Blackburn, Maria Cantwell, Shelley Moore Capito, Susan Collins, Catherine Cortez-Masto, Tammy Duckworth, Joni Ernst, Dianne Feinstein, Deb Fischer, Kirsten Gillibrand, Maggie Hassan, Mazie Hirono, Amy Klobuchar, Lisa Murkowski, Patty Murray, Jacky Rosen, Jeanne Shaheen, Debbie Stabenow, Tina Smith e Elizabeth Warren.

(Texto traduzido, leia o original em inglês)