Alemanha acusa Rússia de conduzir incursão de drones em aeroporto
Segundo o chanceler Friedrich Merz, invasões no espaço aéreo da Europa não tem precedentes, mesmo em comparação com tempos de Guerra Fria

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, disse neste domingo (5) presumir que a Rússia está por trás dos drones avistados sobre a Alemanha neste fim de semana, incluindo aqueles que interromperam voos e descolagens no aeroporto de Munique, deixando mais de 10 mil passageiros presos.
Ele acrescentou que a frequência das incursões no espaço aéreo da Europa não tem precedentes, mesmo em comparação com os tempos da Guerra Fria.
Contudo, o chanceler acrescentou que os drones estavam em missão de reconhecimento, nem um deles estava armado.
“Nossa suposição é que a Rússia está por trás da maioria desses voos de drones”, disse ele.
Ambas as pistas do aeroporto de Munique, na Alemanha, foram fechadas duas vezes entre os dias 2 e 3 de outubro. O piloto de um dos voos que foi cancelado informou aos passageiros que drones haviam sido avistados próximos ao aeroporto.
O aeroporto, localizado no sul da Alemanha, atendeu quase 20 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano e se tornou o mais recente aeroporto europeu a fechar após avistamentos de drones nas proximidades.
Recentemente, uma série de avistamentos em vários aeroportos da Dinamarca impactou dezenas de milhares de passageiros.


