COP30

COP30: Governadora do Novo México agradece a Lula por convite aos EUA

Em entrevista exclusiva à CNN, Michelle Lujan Grisham critica posicionamento negacionista de Donald Trump sobre mudanças climáticas

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Em entrevista exclusiva à CNN, Michelle Lujan Grisham, governadora do Novo México, manifestou gratidão pelo convite feito pelo presidente Lula (PT) aos Estados Unidos para participar da COP30, que está sendo realizada em Belém, no Pará. A governadora aproveitou a oportunidade para criticar o posicionamento do presidente americano, Donald Trump, sobre questões climáticas.

Grisham destacou que os estados americanos enfrentam despesas bilionárias devido a desastres relacionados às mudanças climáticas. Segundo ela, a negação da crise climática e a falta de ação contra eventos extremos resultam em prejuízos significativos para os cofres estaduais.

"Não posso falar pelo próprio presidente (Trump), mas ele deixou muito claro que quer sair do Acordo de Paris pela segunda vez", declarou a governadora.

Grisham afirma que Trump "acredita que temos combustíveis fósseis suficientes no mundo", o que explicaria a postura despreocupada do republicano sobre mudanças climáticas e crise climática.

Diante da resistência do governo dos EUA em reconhecer a questão climática, a governadora do Novo México ressaltou que os estados assumem um papel ainda mais relevante. "Quando o governo federal recua, os estados se apoiam cada vez mais, com resultados reais", conclui Grisham, reforçando o compromisso das administrações estaduais com as questões ambientais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.