As instituições estão se fortalecendo, diz especialista sobre eleições nos EUA

Professor de direito da Universidade de São Paulo (USP) falou à CNN sobre a disputa entre Joe Biden e Donald Trump

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

 

O professor de direito da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Academia Brasileira de Direito Internacional, Wagner Menezes, falou à CNN na noite desta sexta-feira (6) sobre a disputa entre Joe Biden e Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e o risco de judicialização da eleição.

“Me parece que hoje, pelas diferentes manifestações, inclusive de republicanos, que existe um efeito contrário daquilo que ele [Trump] esperava, de tumultuar o processo e pressionar as instituições”, falou.

Assista e leia também:

Biden amplia vantagem para Trump na Geórgia e na Pensilvânia

Trump quer manter a narrativa de injustiça e de país traído, avalia professor

Trump: 'Biden não deveria se dizer presidente, os processos estão só começando'

“Me parece que as instituições estão se fortalecendo e reagindo positivamente a isso. Prova disso que tivemos rejeição de dois pedidos de recontagem e tivemos hoje, corretamente, a aceitação da recontagem da Geórgia, mas as instituições estão reagindo”. 

Mais cedo, Trump escreveu no Twitter que as ações judiciais estão "só começando" e que Biden não deveria se dizer vencedor das eleições deste ano. "Joe Biden não deveria erradamente clamar para si o cargo de presidente. Eu poderia fazer isso também. Os processos legais estão apenas começando agora", disse o atual presidente dos EUA.

O candidato democrata tem, no momento, 253 delegados no colégio eleitoral e precisa de 270 para se tornar presidente. Já Trump, candidato à reeleição, tem 213 delegados.

 

 

As instituições estão se fortalecendo, diz especialista sobre eleições nos EUA | CNN Brasil