William Waack

Especialista: encontro entre Trump e Lula mostra falta de atenção ao Brasil

Thiago de Aragão afirmou, durante o WW, que o possível encontro entre os dois políticos demonstra que o Brasil não está entre as principais prioridades da agenda americana

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O possível encontro entre Donald Trump e o preidente Lula (PT) exemplifica o baixo nível de atenção que os Estados Unidos têm dedicado ao Brasil nos últimos meses, conforme análise de Thiago de Aragão, CEO da Arko Advice Internacional, durante o WW.

De acordo com o especialista, o que muitos brasileiros interpretaram como um silêncio estratégico por parte dos Estados Unidos, na verdade, reflete um período em que o Brasil esteve longe das principais prioridades da agenda americana.

Improviso nas relações diplomáticas

A falta de uma postura estratégica preparada em relação ao Brasil ficou evidente no improviso de Trump ao se referir a Lula. O especialista destaca que o político americano tem demonstrado uma tendência a "viver o momento ao extremo", priorizando decisões instantâneas em vez de planejamento a longo prazo.

Segundo Thiago de Aragão, o Brasil não figura nem entre os cinco principais assuntos de interesse para Trump, com a questão envolvendo Lula sendo apenas um tema ocasional em suas considerações. Essa postura reflete uma abordagem mais reativa do que estratégica nas relações entre os dois países.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.