EUA retomam envio de armas para a Ucrânia após pausa
Segundo autoridades americanas, projéteis de artilharia e mísseis estão entre os equipamentos enviados à Kiev

Os Estados Unidos entregaram um novo carregamento de armas para a Ucrânia nesta quarta-feira (9). Segundo autoridades americanas, projéteis de artilharia e mísseis estão entre os equipamentos enviados a Kiev.
A retomada no envio de ajuda militar acontece dias após o governo Trump suspender os envios de armas essenciais, especialmente as que são destinados à proteção aérea.
Sob condição de anonimato, as autoridades disseram que projéteis de artilharia de 155 mm e mísseis de precisão estavam sendo fornecidos à Ucrânia. Porém, não ficou claro quantas armas estavam sendo enviadas e se o carregamento estava completo.
Em declarações a repórteres na Casa Branca nesta semana, Trump disse que a Ucrânia estava sendo duramente atingida pela Rússia e precisava se defender.
Os Estados Unidos enviariam principalmente armas defensivas, afirmou.
"Vamos enviar mais armas. Temos que fazer isso. Eles precisam ser capazes de se defender. Eles estão sendo atingidos com muita força agora. Estão sendo atingidos com muita força. Teremos que enviar mais armas, sim, principalmente armas defensivas. Mas eles estão sendo atingidos com muita, muita força. Tantas pessoas estão morrendo nessa confusão."