Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Exército de Israel afirma ter descoberto o maior túnel do Hamas em Gaza

    Sistema sob Gaza é conhecido como passagem para contrabandear mercadorias e lançar ataques

    Benjamin Brownda CNN Londres

    As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmam ter descoberto “o maior túnel do Hamas” em Gaza, abrangendo uma extensão de quatro quilômetros.

    A FDI disse que o túnel, protegida “há algumas semanas”, mas revelada ao público neste domingo (17), é larga o bastante para um veículo grande passar por ela, atingindo 50 metros de profundidade e equipada com sistemas de eletricidade, ventilação e comunicação.

    Não atravessa Israel, mas termina 400 metros antes da agora fechada passagem de Erez, na fronteira norte de Israel-Gaza, conforme as FDI.

    O túnel faz parte da “infraestrutura estratégica” do Hamas e será destruída, disseram as Forças.

    Em vídeo compartilhado pela Exército de Israel, os militares israelenses afirmaram que o túnel foi criado para a movimentação de tropas do Hamas e como ponto de lançamento para ataques.

    Também em imagens divulgadas pelas Forças e supostamente gravadas pelo Hamas para mostrar a construção do túnel, exibe um grande veículo entrando no túnel e uma ferrovia improvisada dentro dele.

    CNN não conseguiu verificar de forma independente as imagens citadas pela FDI.

    Em uma declaração no domingo, o exército israelense alegou que o sistema foi projetado pelo irmão do Yahya Sinwar, líder do Hamas, Muhammad Sinwar. A FDI não providenciou nenhuma evidência para comprovar a informação.

    Túneis de Gaza

    Os inúmeros túneis sob Gaza são mais conhecidos como passagens usadas para contrabandear mercadorias do Egito e lançar ataques contra Israel.

    Coloquialmente conhecidas como “metrô de Gaza”, o labirinto é também usado para transportar pessoas e suprimentos, armazenar foguetes e munições, além de abrigar os centros de comando e controle do Hamas – tudo isso longe dos olhos curiosos das aeronaves e drones de vigilância da FDI.

    Em 2021, o Hamas alegou ter construído 500 quilômetros de túneis sob Gaza, embora não esteja claro se esse número era exato ou uma postulação. Se for verdade, os túneis subterrâneos do Hamas teriam um pouco menos da metade do comprimento do sistema de metrô da cidade de Nova York.

    Durante sua ofensiva no território, as FDI afirmam ter exposto “centenas de túneis terroristas em toda a Faixa de Gaza” e dizem que estão operando “para localizar e destruir dezenas de rotas de túneis de ataque”.

    Recentemente, o Exército de Israel testou métodos para inundar os túneis do Hamas.

    Veja também: Putin será candidato independente nas próximas eleições