Hamas diz que entregará mais um corpo de refém nesta segunda-feira (20)
Até o momento, grupo palestino devolveu somente 12, do total de 28 corpos de reféns mantidos na Faixa de Gaza
O braço armado do Hamas disse nesta segunda-feira (20) que entregará o corpo de um refém às 14h (horário de Brasília), que foi recuperado no domingo (19) na Faixa de Gaza.
Até o momento, o grupo palestino devolveu somente 12, do total de 28 corpos de reféns mantidos em Gaza.
O Hamas afirmou anteriormente que entregou os restos mortais aos quais tinha acesso e que “esforços extensos e equipamentos especiais” seriam necessários para recuperar mais. A inteligência israelense avaliou que o grupo pode não conseguir localizar e devolver todos os corpos restantes em Gaza.
No entanto, Israel acredita que os radicais sabem onde estão alguns dos corpos que afirmam estarem desaparecidos, segundo duas fontes israelenses familiarizadas com o assunto. O ministro das Relações Exteriores de Israel acusou o Hamas de tentar usar os corpos como moeda de negociação.
No domingo (19) o Exército israelense lançou um ataque à Gaza, enquanto Israel trocava acusações com o grupo militante palestino Hamas sobre violações do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos com o objetivo de encerrar a guerra.
Israel acusou o grupo de atacar forças israelenses no território palestino com granadas e disparos de franco-atiradores.
As Forças Armadas do Hamas disseram que não tinham conhecimento de nenhum incidente ou confronto e que está comprometido com o acordo de cessar-fogo em todas as áreas do território.
Após os ataques, o governo israelense afirmou nesta segunda-feira (20) que o cessar-fogo foi retomado e que a entrada de ajuda humanitária em Gaza deveria ser reestabelecida.
Israel e o Hamas estão em conflito sobre a devolução dos corpos dos reféns mortos. Israel exigiu que o grupo cumpra suas obrigações de entregar os corpos restantes de todos os 28 reféns.
O Hamas devolveu todos os 20 reféns vivos e 12 dos mortos, mas afirmou que o processo exige esforço e equipamentos especiais para recuperar os cadáveres soterrados sob os escombros da Faixa de Gaza.


