Incêndios florestais forçam retirada de 2 mil pessoas na Espanha

Centenas foram autorizadas a retornar às casas e hotéis nesta terça-feira (12)

Da Reuters
Morador observa incêndio florestal na região da Galícia
Morador observa incêndio florestal na região da Galícia  • Reuters
Compartilhar matéria

Um incêndio florestal ameaçou a cidade litorânea de Tarifa, no sul da Espanha, forçando a retirada de 2 mil turistas e moradores.

Nesta terça-feira (12), 700 pessoas foram autorizadas a retornar aos hotéis e casas.

Os desabrigados passaram a noite em escolas de cidades próximas, como Barbate, enquanto os bombeiros continuam combatendo incêndio, disseram autoridades regionais.

Ventos fortes podem complicar as operações durante o dia.

Na Espanha, as temperaturas devem chegar a 44 °C em algumas regiões, de acordo com o serviço meteorológico AEMET.

O aquecimento global está deixando a região do Mediterrâneo com verões mais quentes e secos, dizem os cientistas, com incêndios florestais aumentando a cada ano e, às vezes, se transformando em "redemoinhos de fogo".

Autoridades combatem incêndios

O Ministério do Interior da Espanha declarou "pré-emergência", colocando os serviços nacionais de prontidão para apoiar o combate aos incêndios. Quase mil integrantes das Forças Armadas já estão ajudando.

No norte do país, um incêndio florestal na região da Galícia consumiu quase 3 mil hectares, levando à mobilização da Unidade Nacional de Emergência Militar, juntamente com os bombeiros locais e serviços de emergência.

O governo da Galícia elevou o nível de alerta do incêndio para 2 devido à proximidade com áreas residenciais, permitindo a mobilização de recursos adicionais.