COP30

Não é surpresa a ausência de Trump na COP30, diz secretário do Clima

Embaixador Mauricio Lyrio destaca no Bastidores CNN a importância da presença de Gavin Newsom, governador da Califórnia, na conferência do clima

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) acontece em Belém, no Pará, e reúne líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir o combate às mudanças climáticas. O secretário do Clima, o embaixador Mauricio Lyrio, disse ao Bastidores CNN que a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não causou surpresa.

"Os EUA é um dos quatro que anunciaram sua saída do Acordo de Paris, justificando assim a falta de representação oficial do governo americano na conferência", destacou o embaixador.

Apesar da ausência de Trump, Lyrio ressaltou um aspecto positivo: a participação de representantes da sociedade civil e entidades subnacionais americanas, com destaque para a presença do governador da Califórnia, Gavin Newsom.

O secretário enfatizou o peso econômico e político do estado norte-americano no cenário mundial. "Se a Califórnia fosse um país, equivaleria à quinta ou sexta economia mundial", destacou Lyrio.

A Califórnia tem se destacado por suas políticas ambientais progressistas, mesmo sendo um estado com níveis significativos de emissões. A presença de Newsom na conferência representa um contraponto importante à postura do governo federal americano em relação às questões climáticas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.