
Não é surpresa a ausência de Trump na COP30, diz secretário do Clima
Embaixador Mauricio Lyrio destaca no Bastidores CNN a importância da presença de Gavin Newsom, governador da Califórnia, na conferência do clima
A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) acontece em Belém, no Pará, e reúne líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir o combate às mudanças climáticas. O secretário do Clima, o embaixador Mauricio Lyrio, disse ao Bastidores CNN que a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não causou surpresa.
"Os EUA é um dos quatro que anunciaram sua saída do Acordo de Paris, justificando assim a falta de representação oficial do governo americano na conferência", destacou o embaixador.
Apesar da ausência de Trump, Lyrio ressaltou um aspecto positivo: a participação de representantes da sociedade civil e entidades subnacionais americanas, com destaque para a presença do governador da Califórnia, Gavin Newsom.
O secretário enfatizou o peso econômico e político do estado norte-americano no cenário mundial. "Se a Califórnia fosse um país, equivaleria à quinta ou sexta economia mundial", destacou Lyrio.
A Califórnia tem se destacado por suas políticas ambientais progressistas, mesmo sendo um estado com níveis significativos de emissões. A presença de Newsom na conferência representa um contraponto importante à postura do governo federal americano em relação às questões climáticas.


