Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem é Keir Starmer, líder da oposição que pode ser o próximo premiê do Reino Unido

    Advogado comanda o partido Trabalhista desde 2020; país realizará eleições gerais em 4 de julho

    Líder trabalhista Keir Starmer em Londres
    Líder trabalhista Keir Starmer em Londres 27/2/2023 REUTERS/Toby Melville

    Tiago Tortellada CNN

    em São Paulo

    O Reino Unido realizará eleições gerais no dia 4 de julho, conforme anunciou o primeiro-ministro Rishi Sunak nesta quarta-feira (22).

    Entretanto, o pleito representa um grande risco ao partido Conservador, que está no poder há 14 anos, já que o partido Trabalhista, de oposição, lidera as pesquisas de intenção de voto e tem grande chance de vencer a disputa.

    O líder da oposição, Keir Starmer, afirmou que o país “merece mais”, que é “hora de mudar” e que os conservadores falharam.

    Caso os Trabalhistas consigam uma vitória que garanta maioria na Casa dos Comuns, a Câmara baixa do Parlamento britânico, poderão indicar o próximo primeiro-ministro — que muito provavelmente seria Starmer.

    Quem é Keir Starmer, líder da oposição no Reino Unido

    Keir Starmer nasceu em Oxted, na Inglaterra, em 2 de setembro de 1962. Seu pai trabalhava como ferramenteiro em uma fábrica e sua mãe era enfermeira do NHS, o sistema público de saúde britânico.

    Aos 18 anos, ingressou na Universidade de Leeds para estudar Direito, tornando-se o primeiro da família a ter ensino superior. Se formou em 1987.

    Durante a carreira, representou pessoas condenadas à morte como advogado de direitos humanos.

    Também prestou aconselhamento jurídico gratuito e trabalhou com o Sindicato Nacional dos Mineiros para evitar o fechamento de minas.

    Starmer trabalhou na criação do Conselho de Polícia da Irlanda do Norte após o acordo da Sexta-Feira Santa — que deu fim a conflitos sangrentos pró-independência. Ele passou cinco anos como consultor jurídico do órgão.

    Em 2008, se tornou chefe do Ministério Público do Reino Unido, comandando o Crown Prosecution Service, principal órgão que processa casos criminais que foram investigados pela polícia e outras agências no país.

    Starmer recebeu o título de cavaleiro em 2014 por seus serviços prestados à Justiça criminal.

    Em 2015, foi eleito pela primeira vez para o Parlamento, aos 52 anos.

    Keir Starmer foi eleito líder do Partido Trabalhista do Reino Unido em 2020. À época, prometeu adotar políticas destinadas a melhorar a igualdade social, incluindo um aumento da alíquota máxima de imposto e um impulso aos serviços sociais.

    Também se comprometeu a adotar ações mais fortes em relação às mudanças climáticas.

    Ficou conhecido como um dos porta-vozes do Brexit dentro do partido Trabalhista.

    Ele é casado com Victoria Starmer desde 2007, enfermeira do NHS com quem tem dois filhos.

    *com informações de Angela Dewan and Simon Cullen, da CNN