Trump interrompe reunião com líderes europeus para ligar para Putin

Ligação foi realizada enquanto o presidente dos EUA recebe Zelensky e outros líderes europeus na Casa Branca

Kristen Holmes e Fred Pleitgen, da CNN
Presidente dos EUA, Donald Trump  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

O presidente dos EUA, Donald Trump, interrompeu uma reunião com líderes europeus nesta segunda-feira (18) para ligar para o líder russo Vladimir Putin.

A notícia foi divulgada inicialmente pelo jornal alemão Bild, que noticiou que as conversas com os líderes europeus continuariam após a ligação com Putin na Casa Branca. Fontes familiarizadas com o assunto afirmaram que os europeus não participaram da conversa.

Mais cedo, durante a conversa com os líderes europeus, Trump havia dito que ligaria para o líder russo para debater os pontos apontados no encontro.

"Putin está esperando a minha ligação quando terminarmos essa reunião. Há uma chance razoável de que essa negociação avance", disse ele.

"Eu o conheço há muito tempo, sempre tive um ótimo relacionamento com ele", disse Trump sobre seu homólogo russo. "Acho que o presidente Putin também quer encontrar uma resposta. Veremos", disse o líder americano. 

Embora Trump tenha dito que um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia é preferível, ele questionou se "é necessário", já que acredita que um acordo de paz mais amplo pode se concretizar em um "futuro próximo".

“Todos nós obviamente preferiríamos um cessar-fogo imediato enquanto trabalhamos por uma paz duradoura. E talvez algo assim pudesse acontecer. No momento, não está acontecendo”, disse Trump, sentado ao lado de líderes europeus na Casa Branca. Ele acrescentou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin, podem discutir o assunto.

O líder americano também cogitou a ideia de realizar uma reunião trilateral entre ele, Putin e Zelensky para discutir o conflito no leste europeu.