Trump revela banheiro reformado em meio a mudanças na Casa Branca; fotos

Azulejos deram lugar a mármore branco e preto; presidente tem recebido críticas por adicionar toque de luxo à mansão histórica

Steve Holland, da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a reforma do banheiro do Quarto de Lincoln, na Casa Branca, marcando mais uma mudança no edifício durante seu segundo mandato. Veja na galeria acima.

Trump tem sido alvo de críticas de ambientalistas e democratas por adicionar um toque de luxo à mansão histórica. De toda forma, revelou o banheiro remodelado, revestido com mármore branco e preto, por meio das redes sociais.

"Reformei o Banheiro de Lincoln na Casa Branca. Ele foi reformado na década de 1940 em um estilo art déco com azulejos verdes, o que era totalmente inadequado para a época de Lincoln", argumentou o presidente em sua publicação.

"Eu o revesti com mármore Statuario polido em preto e branco. Isso era muito apropriado para a época de Abraham Lincoln e, na verdade, pode ser o mármore original!", afirmou.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a perguntas sobre se o projeto do banheiro passou por algum processo formal de design ou aprovação.

O banheiro de Lincoln, com azulejos verdes, data de uma reforma da Casa Branca realizada pelo então presidente Harry Truman, segundo um artigo do Washington Post de 2007.

Na época, o então presidente George W. Bush e a primeira-dama Laura Bush reformaram o Quarto de Lincoln, que ele usava como escritório.

O artigo do Post que descreve a reforma feita por Bush afirma que eles deixaram o banheiro "bem preservado" intacto.