Ucrânia responde à proposta de cessar-fogo da Rússia: "Difícil confiar no ocupante"

Corredores humanitários para retirada de civis devem ser abertos novamente nesta quarta-feira

Tim Lister e Oleksandra Ochman, da CNN, em Kiev
Civis tentam escapar do confronto na Ucrânia  • Getty Images
Compartilhar matéria

Em uma breve resposta ao novo anúncio de cessar-fogo da Rússia, as Forças Armadas Ucranianas observaram que "o lado russo anuncia um 'regime de silêncio' para a abertura de corredores humanitários amanhã, 9 de março, a partir das 9 horas em Kiev".

Em um telegrama, as Forças Armadas disseram que "a Rússia solicitará que a Ucrânia chegue a um acordo sobre as rotas e horários de abertura dos corredores humanitários e notifique os representantes das embaixadas estrangeiras, a ONU, a OSCE e a Cruz Vermelha até às 2 horas em Kiev, no dia 9 de março".

Mas termina: "É difícil confiar no ocupante".

Mais sobre o anúncio da Rússia: A Rússia anunciou um novo cessar-fogo a partir das 10h00, no horário de Moscou (9h00, no horário da Ucrânia/2h00, ET) na quarta-feira (9), dizendo que está pronta para providenciar corredores de evacuação de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol, juntamente com outras cidades negociadas com o lado ucraniano.

Os meios de comunicação russos relataram os parâmetros de cessar-fogo citando a Sede de Coordenação Russa para a Resposta Humanitária na Ucrânia.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original