Fies 2020: MEC divulga lista de aprovados; confira


14 de março de 2020 às 15:39
Enem vestibular

Prova do Enem (04.nov.2018)

Crédito: Marcos Santos/ USP Imagens

No fim da noite desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de aprovados do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil), modalidades de financiamento do ensino superior que usam as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como um dos critérios de seleção.

A lista está disponível desde as 22h no site do programa e nas páginas das instituições de ensino participantes.  

A data do anúncio havia sido informada com antecedência pelo ministério —sem, no entanto, qualquer indicação do horário para liberação da lista. Com a divulgação dos aprovados apenas no fim da noite, diversas reclamações foram postadas nas redes sociais ao longo do dia.

Os selecionados terão de quinta (27) até segunda-feira (02/03) para acessar o site do Fies e preencher as informações solicitadas para contratar o financiamento.

Destinado a alunos que tenham renda familiar mensal de até três salários mínimos per capita, o programa disponibiliza financiamentos a juros zero, com prestações ajustadas conforme o limite de renda.

O P-Fies, criado em 2018, atende quem tem até cinco salários mínimos como renda familiar mensal e taxas que podem variar conforme o banco e a instituição escolhida. 

Nas duas modalidades, o candidato é classificado conforme as notas obtidas no Enem. O Fies tem chamada única, com lista de espera para as vagas sobressalentes. O P-Fies tem apenas uma convocação.