Impactos do coronavírus, caso grave no RJ e mais da tarde de 16 de março


Da CNN Brasil, em São Paulo
16 de março de 2020 às 12:51 | Atualizado 16 de março de 2020 às 14:15

Os impactos do coronavírus (COVID-19) na rotina dos brasileiros e na economia - brasileira e global -, o primeiro paciente grave no Rio e como a doença está pautando até o debate para as eleições norte-americanas são os destaques da tarde desta segunda-feira, 16 de março de 2020.

Coronavírus

O COVID-19 mexe com a rotina, a cabeça e o bolso de brasileiros. Para conter o avanço da doença, muitos governos suspenderam as aulas. Empresas estão adotando o modelo home office, autorizando o trabalho de casa, quando possível, e eventos públicos foram cancelados para evitar aglomerações. Até o funcionamento do Congresso está sofrendo alterações.

Estado grave no Rio

O Rio de Janeiro registra o primeiro paciente com coronavírus em estado grave. Trata-se de um médico, de 65 anos. Já o governo de São Paulo anuncia, ainda nesta tarde, mais medidas de restrição para o combate à doença.

Economia global

A economia sente os efeitos da pandemia. Mesmo com o corte emergencial de juros feito pelo Banco Central americano – o Federal Reserve, levando a taxa para perto de zero, os mercados mundiais abriram em forte queda. A Bolsa de Nova York parou as atividades logo depois do início dos trabalhos. Na Europa, o tombo variou entre 7% e 10%.

Economia brasileira 

No Brasil, a Bolsa de Valores registrou queda de 12,53% às 10 horas e 24 minutos e também interrompeu os negócios - o quinto circuit braker em 6 pregões. Nesta segunda (16), o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou medidas de estímulo à economia.

O volume de recursos que as instituições financeiras têm para empréstimos deve aumentar em mais de R$ 600 bilhões.

Eleições americanas

Na eleição americana, o principal assunto também é o coronavírus. No domingo (15), Bernie Sanders e Joe Biden discutiram o tema no debate da CNN. Nesta segunda, os pré-candidatos democratas se preparam para as prévias de terça-feira (17) em quatro estados.