1ª morte por COVID-19 no RJ, OMS revê ibuprofeno e mais da tarde de 19 de março


Da CNN Brasil, em São Paulo
19 de março de 2020 às 14:47

A primeira morte por coronavírus confirmada no Rio de Janeiro, a revisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o uso do posicionamento e o adiamento de dívidas em até 60 dias por conta do COVID-19 estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 19 de março.

1º morte no Rio

Foi confirmada nesta quinta (19) a primeira morte por coronavírus no Rio de Janeiro. A vítima é uma mulher, de 63 anos, que trabalhava para uma pessoa que contraiu a doença na Itália. Com este óbito, temos cinco mortos no Brasil e mais de 500 infectados.

Isolamento pelo mundo

Autoridades sanitárias do mundo todo endurecem as medidas de isolamento. A situação ainda é crítica na Europa. A Itália registrou ontem o maior número de mortos em um único dia: 475. O número de mortos por coronavírus já ultrapassou nove mil, mais de três mil deles na Itália.

O alívio vem da China, onde começou a atual pandemia de coronavírus. O governo anunciou que ontem não registrou novos casos de transmissão local.

OMS vs. ibuprofeno 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou o posicionamento sobre o ibuprofeno e disse que não é contrária ao uso do medicamento para tratar a febre em pacientes com novo coronavírus. 

A organização disse agora que "não tem conhecimento de relatos de efeitos negativos do ibuprofeno, além dos efeitos colaterais já conhecidos que limitam seu uso em determinadas pessoas".

Kits da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou oito novos kits de testes para diagnóstico do coronavírus. Os testes devem ser mais rápidos, mas ainda vão depender da capacidade de produção das novas empresas credenciadas para serem utilizados.

Dívidas adiadas

A Caixa Econômica Federal anuncia redução de juros nas linhas de crédito e adiamento de dívidas em até 60 dias. O pacote de medidas foi divulgado para apoiar empresas e pessoas físicas atingidas pela crise do coronavírus no país.