Brasil autoriza navio espanhol a atracar em Santos sem desembarque


André Spigariol Da CNN, em Brasília
27 de março de 2020 às 11:38
Porto de Santos (SP)

Porto de Santos (SP)

Foto: Paulo Whitak - 25.mar.2015/ Reuters

A Marinha autorizou ontem que o navio oceanográfico Hespérides, pertencente à armada da Espanha, visite o Porto de Santos (SP) entre domingo (29) e quinta-feira (2). De acordo com fontes diplomáticas espanholas ouvidas pela CNN, a embarcação se encontra em Montevidéu (Uruguai) e está retornando para a Espanha. 

Apesar da autorização brasileira, os militares espanhóis ainda não definiram se atracarão ou não em São Paulo. Caso passem pelo Brasil, os ibéricos não poderão desembarcar em solo brasileiro: a parada autorizada é apenas para reabastecimento, de acordo com o Ministério da Defesa, em nota enviada à CNN

“O protocolo que vem sendo praticado pelas autoridades sanitárias e portuárias nesses casos tem sido o de não permitir o desembarque da tripulação”, diz a Defesa. O procedimento é seguido por conta da pandemia do novo coronavírus. 

O Hespérides zarpou da Espanha em novembro do ano passado e “deslocou-se pelo Atlântico Sul”, de acordo com a Defesa. Segundo a Marinha da Espanha, o navio se encontrava em missão científica da Campanha Antártica Espanhola.

“O navio não apenas apoia a mobilidade da equipe de pesquisa que precisa realizar seus projetos no local, mas também fornece o apoio logístico necessário para as dotações das Bases Antárticas”, diz a armada espanhola. Os ibéricos possuem duas estações de pesquisa no continente gelado.