Datafolha: 69% dos brasileiros acreditam que terão renda reduzida com a pandemia

30% dos entrevistados acham que a crise atual não causará prejuízos nos rendimentos

Da CNN, em São Paulo
08 de abril de 2020 às 09:01
Ruas do bairro da Liberdade, em São Paulo, ficam vazias durante quarentena
Foto: Rovena Rosa - 30.mar.2020/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada, nesta quarta-feira (8), pelo instituto Datafolha mostra que 69% dos brasileiros acreditam que terão a renda reduzida nos próximos meses em razão da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, que levou a uma paralisação das atividades econômicas. Por outro lado, 30% dos entrevistados acreditam que isso não causará prejuízos nos rendimentos.

O temor é maior na população de baixa renda. Entre aqueles que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.090,00), 73% esperam redução da renda. Na outra ponta, entre os que ganham acima de dez salários  (R$ 10.450,00), a expectativa negativa atinge 67% das pessoas.

O que antes era incerteza, agora se transforma em situação de emergência. Dentre os entrevistados pelo instituto, 6% disseram que não conseguem mais sustentar a família e 11% relatam ter dinheiro para sobreviver por, no máximo, 15 dias, caso percam a renda atual. Cerca de 40% dos brasileiros afirmam que conseguiriam se sustentar por apenas um mês, se deixarem de receber.

Leia também: 

Datafolha: 28% dos brasileiros não respeitam a quarentena contra o coronavírus

Datafolha: 76% dos brasileiros defendem o isolamento social contra a COVID-19

Diante da crise, o pessimismo permeia: 37% dos entrevistados acreditam que as perdas financeiras na renda pessoal se estenderão por muito tempo. 

Já com relação aos impactos da pandemia na economia brasileira, 71% dentre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos creem que a crise será prolongada.

O levantamento, realizado a distância entre os dias 1º e 3 de abril, contou com a participação de 1.511 brasileiros em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.