Professores de panificação doam mais de 30 mil pães a hospitais em SP

A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que escolhe para quais unidades os pães serão doados

Da CNN, em São Paulo
14 de abril de 2020 às 08:50 | Atualizado 14 de abril de 2020 às 16:15

Em meio à pandemia de coronavírus, professores de panificação estão se reunindo em uma escola na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, para produzir pães que são doados para profissionais de saúde e pacientes da rede estadual. O grupo tem feito 30 mil pães por semana e pretende entregar 100 mil até o final do mês de abril.

À CNN, Johannes Roos, embaixador de panificação da Puratos – que é uma das empresas que têm doado os insumos para a produção –, disse que a iniciativa surgiu da vontade de ajudar ao ver imagens de um hospital de campanha. "Ficamos sensibilizados e pensamos em como podemos ajudar. E, claro, a gente só sabe fazer pão, então pensamos que todo mundo deve precisar de pão em uma hora dessa, e aí surgiu a ideia", contou ele.

Dias depois, as primeiras doações já estavam sendo realizadas. Segundo ele, as reações têm sido muito positivas. "A receptividade é incrível. As imagens que a gente recebe, o agradecimento, o sorriso. E a gente percebe que as pessoas ficam tão felizes com um alimento tão simples. Estamos fazendo tão pouco, mas as pessoas percebem de uma maneira tão especial", refletiu. 

Professores de panificação fazem e doam mais de 30 mil pães a hospitais em SP
Foto: CNN (14.abr.2020)

De acordo com Roos, a iniciativa tem parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que escolhe para quais unidades os pães serão doados, e está prevista para ocorrer até o final do mês, mas pode ser prorrogada. 

Todos os professores participantes são voluntários e estão produzindo conforme as recomendações de segurança contra o coronavírus. "A gente quer se doar e se dedicar às pessoas, mas, por outro lado, manter toda a segurança no nosso ambiente de trabalho. É um orgulho e uma satisfação muito grande", finalizou Roos.

Se você também quiser se juntar à corrente de doação, pode aprender a fazer o pão na sua casa. No vídeo abaixo, Rogério Shimano, da escola Levain de panificação, ensina a receita. Assista: