Substituto para Mandetta, auxílio emergencial e mais da tarde de 16 de abril

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
16 de abril de 2020 às 12:59 | Atualizado 29 de abril de 2020 às 13:48

A expectativa pela demissão de Luiz Henrique Mandetta e pelo nome do novo ministro da Saúde, os casos confirmados de infecções e mortes pela COVID-19 no Brasil e no mundo, o rombo nas contas públicas e o auxílio emergencial são os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 16 de abril de 2020.

Ministério da Saúde

O governo avalia possíveis nomes para substituir Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde. Depois da entrevista coletiva, ontem, com tom de despedida, Mandetta afirmou à revista Veja que "não tem mais como ficar no governo". O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem, nesta quinta, reuniões com possíveis substitutos da pasta, incluindo Nelson Teich, mas, segundo apuração da jornlaista Daniela Lima, da CNN, o chefe do Executivo disse não ter pressa, 

COVID-19 no Brasil

A primeira morte por COVID-19 no Brasil completou um mês nesta quinta-feira (16). Desde então, o país já registrou 1.736 mortes e 28.320 casos. O Ministério da Saúde informou que o pico da pandemia no país deve acontecer entre os meses de maio e agosto.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta quinta-feira (16), a primeira parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família e para os trabalhadores que se inscreveram no programa emergencial por meio do aplicativo e do site. A Justiça derrubou a exigência de regularização do CPF para o recebimento do valor.

Contas públicas

O Brasil vai completar ao menos uma década de rombos sucessivos nas contas públicas, segundo o diagnóstico mais recente do Ministério da Economia. As finanças estão no vermelho desde 2014 e seguirão nesse terreno até pelo menos 2023.

Estados Unidos 

Os Estados Unidos registraram um novo recorde de mortes pelo novo coronavírus. Quase 2,6 mil pessoas morreram nas últimas 24 horas. Esse é o pior boletim diário para um país em todo o mundo, desde o início da propagação da COVID-19, segundo contagem na Universidade Johns Hopkins.

E na internet...

O calendário de vacinação para gripe e o calendário do Enem 2020 - cujo prazo para pedir isenção termina na sexta-feira (17) - estão entre os assuntos mais buscados na internet.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br