Guarulhos quer iniciar 2ª fase de flexibilização a partir do dia 6, diz prefeito

Prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa, também conhecido como Guti, diz que decisão depende de resultado da primeira fase da reabertura, que já está em andamento

Da CNN, em São Paulo
23 de abril de 2020 às 09:39

Prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa, também conhecido como Guti, disse para a CNN, nesta quinta-feira (23), que planeja iniciar a segunda fase da flexibilização social já a partir do dia 6 de maio. "Estamos na primeira fase e dependendo do comportamento social das pessoas e de a curva não subir, a gente pode iniciar a segunda fase no dia 6", informou ele.

Mesmo com a medida de reabrir a economia gradualmente, o prefeito afirmou que a "a palavra de ordem ainda é isolamento e distanciamento social" em Guarulhos. Na contabilização até quarta-feira (22), a cidade registrou 42 mortes e 299 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. 

De acordo com Guti, Guarulhos montou um centro de combate à COVID-19, com capacidade de 70 leitos e triagem drive-thru. "A cidade vem se preparando há bastante tempo", avaliou.

O prefeito ainda informou que a cidade não está perto de enfrentar colapso do sistema de saúde. "Graças a Deus ainda não estamos perto da nossa total capacidade. Temos 63% dos leitos comprometidos e, no nosso centro de combate ao coronvírus, temos 40% ocupados. Então, nós ainda estamos conseguindo atender quem precisa e vamos torcer para que continue assim", concluiu.