Taxa de desemprego, bebês com COVID-19 no Ceará e mais da tarde de 30 de abril

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
30 de abril de 2020 às 12:59 | Atualizado 30 de abril de 2020 às 19:41

A divulgação da taxa de desemprego no primeiro trimestre do ano, a tensão entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e os casos de bebês contaminados com a COVID-19 no Ceará estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 30 de abril de 2020.

Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,2% no 1º trimestre, atingindo 12,9 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da maior taxa de desemprego e o primeiro resultado acima de 12% desde o trimestre encerrado em maio do ano passado.

Bolsonaro vs. Moraes

Bolsonaro chamou de "política" e "canetada" a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que anulou a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal. Na saída do Palácio da Alvorada, antes de embarcar para Porto Alegre, Bolsonaro argumentou que "não engoliu" a decisão de Moraes, e que o ministro do STF quase gerou uma crise institucional.

Prorrogação

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado prorrogaram as medidas de isolamento social até 11 de maio. A Secretaria de Saúde prevê uma curva descontrolada de infectados e colapso no sistema de saúde até o fim do mês de maio. 

Bebês com COVID-19

O estado do Ceará registrou 65 bebês, de até um ano de idade, contaminados pelo novo coronavírus. As crianças foram testadas para a COVID-19 e tiveram o diagnóstico confirmado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Nove delas precisaram ser hospitalizadas.

Testes nos EUA

Los Angeles, na Califórnia, começou a oferecer testes gratuitos de diagnósticos para o novo coronavírus, tornando-se a primeira cidade dos Estados Unidos a oferecer o serviço.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br