Projeto 'Histórias Por Telefone' leva contos e poesias via ligação para isolados

Serviço de leitura foi criado para entreter principalmente idosos no período de reclusão, unindo voluntários e pessoas que quisessem ouvir as histórias

Da CNN, em São Paulo
13 de maio de 2020 às 23:40

“Quando uma colaboradora nossa foi trabalhar de casa pelo coronavírus, ela nos pediu para que ligássemos para que não se sentisse sozinha. Liguei e após a conversa pensei em quantos idosos estão em casa sem companhia”, explica Pedro Gerolimich, idealizador do projeto 'Histórias Por Telefone', que leva histórias e poesia através de ligações.

O serviço de leitura foi criado para entreter principalmente idosos no período de reclusão devido à pandemia unindo voluntários e pessoas que quisessem ouvir as histórias para levar carinho e atenção. A iniciativa conseguiu em quase dois meses reunir cerca de 3 mil ouvintes e mil voluntários.

“A ideia é usar história e poesia para combater a solidão e a depressão que pode acometer as pessoas nesse período. Pensamos em fazer por telefone por ser mais fácil para o público que queremos atender”, explica Pedro, que também é professor de história e superintendente de leitura e conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. É a própria secretária que está organizando o serviço.

Para se inscrever basta entrar no site oficial do projeto e completar um cadastro. É possível se cadastrar para receber, fazer ou até mesmo presentear ligações para entes queridos que se sintam sozinhos durante o isolamento.