Ampliação e vetos no direito ao auxílio emergencial e mais de 15 de maio

As informações mais importantes do começo desta sexta-feira (15)

Da CNN em São Paulo
15 de maio de 2020 às 06:27 | Atualizado 15 de maio de 2020 às 06:29

A ampliação no direito ao auxílio emergencial a outras categorias, as declarações transcritas do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril e a discussão de planos para retomada da economia são alguns dos destaques da manhã desta sexta-feira, 15 de maio de 2020.

Reunião ministerial

No vídeo, ainda não divulgado, da reunião ministerial de 22 de abril, Jair Bolsonaro teria reclamado de não receber "informações" da Polícia Federal e da inteligência das Forças Armadas. O presidente teria afirmado que não iria esperar ninguém prejudicar "a família toda" por que não poderia "trocar alguém da segurança na ponta da linha". As declarações estão transcritas em documentos entregues pela Advocacia-Geral da União ao Supremo Tribunal Federal (STF).

AGU

Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao STF que o vídeo não seja divulgado na íntegra. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também defendeu a transcrição apenas dos trechos que dizem respeito ao inquérito que apura a possível interferência do presidente na Polícia Federal.

Retomada da economia

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com empresários, na quinta-feira (14), para discutir os planos de retomada da economia. O governo prometeu reduzir impostos e pediu que os empresários lutem contra o lockdown, que estaria sendo preparado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Covid-19

O Brasil segue com crescimento dos casos de Covid-19. O país registrou o segundo dia seguido de recorde no número de novos casos confirmados. Foram 13.944 ocorrências nas últimas 24 horas.

Auxílio emergencial

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto que amplia o pagamento do auxílio emergencial de R$600  a outras categorias. O novo texto prevê que mães adolescentes vão ter direito à ajuda. Entre os vetos do presidente está o acúmulo dos benefícios do auxílio emergencial e do Bolsa Família.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br