Recorde de mortes por Covid-19, feriadão em SP e mais da noite de 19 de maio

5 Fatos Noite, com Daniela Lima, fala do recorde de mortes no Brasil, o mega feriado e mais

Da CNN, em São Paulo
19 de maio de 2020 às 21:02 | Atualizado 19 de maio de 2020 às 21:15

O pior dia da pandemia no Brasil, com mais de mil mortes em 24h, Trump ameaçando impedir a entrada de voos vindos do Brasil nos Estados Unidos, discussões sobre adiamento das eleições, o decreto da cloroquina e as reações de cidades litorâneas ao mega feriadão são os principais fatos da noite desta terça-feira, 19 de maio de 2020.

 
Mais de mil mortes em um dia

O Brasil bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 confirmadas em 24 horas e ultrapassou pela primeira vez o patamar de mais de mil vítimas registradas em um dia. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 1.179 mortes. Desde o início da crise, 17.971 brasileiros perderam a vida.

"Essas pessoas"

O presidente Donald Trump voltou a dizer que cogita banir voos do Brasil por não querer “essas pessoas contaminando americanos”. Os Estados Unidos são o epicentro da Covid-19 no mundo.

Eleição pendente

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que há consenso entre os líderes de partidos pelo adiamento das eleições municipais por conta da pandemia. Ele não quer, porém, prorrogar o mandatos de prefeitos. A data limite para o adiamento das eleições seria dezembro.

Cloroquina

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, vai assinar protocolo que amplia a recomendação do uso da cloroquina por pacientes da Covid-19, apesar da falta de comprovação científica da eficácia do medicamento.

Sem feriadão na praia

Cidades da baixada santista decidiram não aderir ao feriado prolongado adotado por regiões do estado de São Paulo para evitar que uma grande quantidade de veículos desça para a região. Esses municípios pediram apoio do governo estadual para restringir acesso de turistas no sistema Anchieta-Imigrantes.

Feriado?

O feriado prolongado em São Paulo virou um dos temas mais debatidos nas redes sociais.