Operação da PF contra fake news e mais da tarde de 27 de maio

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
27 de maio de 2020 às 12:54 | Atualizado 27 de maio de 2020 às 12:56

A operação da Polícia Federal (PF) conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que apura propagação de fake news e ameaças a ministros, as defesas dos investigados e a estimativa de mortes pela Covid-19 no Brasi estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 27 de maio de 2020.

Operação da PF

A PF cumpriu vinte e nove mandados de buscas e apreensão referentes à investigação sobre fake news e ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito, e foram executadas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Alvos 

Entre os alvos da operação estão o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, o blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre e a ativista Sara Winter. Todos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Dois deputados estaduais e seis deputados federais também fazem parte do inquérito, entre eles Carla Zambell (PSL-SP).

Ajuda a estados

Bolsonaro deve sancionar hoje o projeto de lei que libera um socorro de R$ 60 bilhões a estados e municípios.

Covid-19

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, estimou que o número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil terá um “aumento exponencial” e chegará a 88,3 mil até o dia 4 de agosto.

Enem

Termina nesta quarta o novo prazo de inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo foi prorrogado, na semana passada, após o anúncio de adiamento das provas para 30 a 60 dias.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br