Bolsonaro critica inquérito sobre fake news e mais da tarde de 28 de maio

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
28 de maio de 2020 às 12:59

As declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o inquérito das fake news – que atingiu aliados dele na quarta-feira (27) – e a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o pedido de apreensão do celular de Bolsonaro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 28 de maio de 2020. 

Bolsonaro

Bolsonaro criticou o inquérito que investiga as fake news no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente disse que foi "um dia triste da nossa história" e foi enfático: "o povo tenha certeza, foi o último dia triste".  Bolsonaro também afirmou que o episódio mostrou que ele não tinha intenção de controlar a Polícia Federal. "Pelo menos isso serviu para mostrar ontem, mas, obviamente, ordens absurdas não se cumprem e nós temos que botar um limite nessas questões", finalizou.

Procuradoria-Geral da República

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou contra o pedido de apreensão do celular do presidente. A Procuradoria-Geral da República ressaltou que há um inquérito em curso e que cabe à Procuradoria e não a terceiros fazer solicitações do tipo.

Ajuda a estados

Foi sancionado, com vetos, o projeto de lei complementar que libera ajuda de R$ 60 bilhões a estados e municípios por causa da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Desemprego

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desemprego no Brasil passou de 11,2% para 12,6% no trimestre que acaba em abril, chegando a 12,8 milhões de brasileiros sem trabalho. 

Morte nos EUA

Mais uma vez, uma cena gravada onde um policial branco sufoca um homem negro até a morte gerou protestos e confrontos nos Estados Unidos. A imagem do agente ajoelhado sobre o pescoço de um homem algemado e clamando para respirar, em Minnesota, se junta a outros episódios em que negros são vítimas de policiais e remete, imediatamente, ao caso de Eric Garner, morto sufocado por um outro policial em Nova York em 2014.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br