Retração de 1,5% na economia no primeiro trimestre e mais da tarde de 29 de maio

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
29 de maio de 2020 às 13:45

A retração da economia no primeiro trimestre e os fatores da queda de 1,5% no Produto Interno Bruto (PIB) estão entre os destaques do 5 Fatos tarde desta sexta-feira, 29 de maio de 2020.

PIB

A economia brasileira teve uma retração de 1,5% no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB teve o pior resultado para o período desde o segundo trimestre de 2015, quando a atividade caiu 2,1%, e interrompeu uma sequência de quatro trimestres de crescimento. 

Fatores

A queda do PIB foi puxada principalmente pela contração de 1,6% do setor de serviços, responsável por 74% da composição do PIB quando considerada a ótica da oferta. O destaque para serviços prestados às famílias que teve um recuo de 31,2%, o mais intenso já registrado na série histórica. A indústria sofreu contração de 1,4. Já a agropecuária cresceu 0,6% no primeiro trimestre.

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Twitter na própria rede social. Segundo Trump, a rede tem como alvo a direita americana e não interfere em "mentiras e propagandas divulgadas pela China". Nesta sexta, a plataforma alertou seus usuários sobre o conteúdo da publicação de Trump acerca do caso do homem negro George Floyd, que foi morto por um policial branco. O Twitter justificou que a publicação incita a violência.

Covid-19

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, se reuniu com empresários em São Paulo para pedir ajuda na compra de equipamentos e de estruturas para a prevenção e o combate do novo coronavírus no Brasil. 

Prisão de equipe

Uma equipe da CNN foi presa ao vivo quando cobria os protestos em Minneapolis, nos Estados Unidos, contra a morte de George Floyd. O repórter Omar Jimenez, que é negro e latino, continuou transmitindo e relatando a prisão. Um produtor e um fotógrafo, membros da equipe, também foram presos. Outro repórter, Josh Campbell, branco e do mesmo grupo de jornalistas, chegou a ser abordado, mas, diferente de Jimenez, não foi levado para a delegacia. Cerca de meia-hora depois, todos foram soltos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br