TSE julga pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão e mais de 9 de junho

As informações mais importantes do começo desta terça-feira (9)

Da CNN
09 de junho de 2020 às 06:46 | Atualizado 09 de junho de 2020 às 06:59
 

O julgamento das ações que pedem a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice dele, Hamilton Mourão, em 2018 e a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que o Ministério da Saúde volte a publicar dados completos sobre a Covid-19 no país são alguns dos destaques da manhã desta terça-feira, 9 de junho de 2020. 

Dados da Covid-19

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Ministério da Saúde volte a publicar dados completos sobre o avanço do novo coronavírus no país. A decisão foi tomada depois dos partidos Rede, PCdoB e o PSOL recorrerem ao STF contra a mudança no protocolo de divulgação das informações sobre mortos e casos do novo coronavírus.

Chapa Bolsonaro-Mourão

O Tribunal Superior Eleitoral começa a julgar nesta terça-feira (9) duas ações que pedem a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, em 2018. Os processos tratam de um ataque cibernético a um grupo no Facebook, o que teria beneficiado a candidatura de Bolsonaro.

Eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado para discutir um possível adiamento das eleições municipais. Depois de conversar com oito especialistas nas últimas duas semanas, Barroso disse que há um consenso médico sobre a necessidade de adiar as eleições municipais por algumas semanas.

Flexibilização no RJ

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu parte dos decretos do estado e do município, que flexibilizam regras de isolamento social. A ação, movida pelo Ministério Público e pela Defensoria estadual, afirma que as decisões não trazem elementos técnicos suficientes para dar embasamento à reabertura da economia.

George Floyd



Será enterrado, nesta terça-feira (9), em Houston, no Texas, o corpo de George Floyd. As homenagens começaram na última quinta-feira (4) em Minneapolis, onde o afro-americano morreu. Ele se transformou no símbolo da luta contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos depois de ser sufocado até a morte por um policial.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: Sinara Peixoto)